Como o EdgeRank do Facebook funciona?


EdgeRank. Todos meus seguidores veem tudo que publico na minha Fan Page do Facebook? A resposta é direta e cruelNão. Assim, como o Google funciona com seu Page Rank, o Facebook também conta com seu algoritmo derelevância de conteúdo. Imagina se tudo que seus amigos e páginas que você curte aparecessem desorganizadamente na sua timeline sem nenhum filtro! Você estaria no Twitter… E as publicações provavelmente estariam perdidas para quem não estivesse online naquele exato momento.

O EdgeRank do Facebook
Nem todas as Fan pages de marcas grandes aparecem no seu feed de notícias sempre que você curte, correto? O Facebook vai filtrar este conteúdo calculando a importância de cada página para cada usuário. Se o cálculo do algoritmo não for positivo, provavelmente você não vai ver as atualizações da página mesmo curtindo ela. Muitas páginas têm feito campanhas para “adicionar à lista de interesses“, a única maneira de pular o Edgerank, porém haja boa vontade do seguidor, precisa ser MUITO fã.
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Se você administra alguma página no Facebook, o mais recomendado é tentar entender como funciona o algoritmo EdgeRank. Mas lembre-se sempre, o Facebook vai querer rentabilizar e dos usuários não vai cobrar, a cada dia as empresas precisarão pagar mais no Facebook Ads para atingir as pessoas, não tem como fugir.
Uma novidade como essa deixa bem clara a intenção da Rede Social:
FACEBOOK VAI TER ANÚNCIOS EM VÍDEO BEM NO MEIO DA TIMELINE.
O EdgeRank vai levar em consideração  a seguinte fórmula:

Algoritmo do Edge Rank
Sabendo a fórmula (Edge Rank = Afinidade x Peso x Tempo de Declínio), algumas dicas podem ser bem úteis para trabalhar melhor e aumentar a pontuação no algoritmo e aparecer para mais usuários:
1- Pense no seu Público-alvo (Afinidade): Afinidade é a quantidade de vezes que seus seguidores interagem por meio de likes, compartilhamentos e comentários nas suas publicações. Esse engajamento com sua marca é o que vai fazer sua publicação aparecer no feed do seguidor. O conteúdo publicado deve ser adequado ao que a marca se propõe e deve incentivar a interação do seguidor (4).
2- Varie o tipo de conteúdo (Peso): A variável de Peso vai levar em conta quantidade de interação dos seguidores com o conteúdo publicado. É importante entender que tipo de atualização traz mais interação com os fãs e trabalhar bem para que a interação continue, tenha volume. As fotos, por exemplo, são mais valorizadas que qualquer outro tipo de atualização. Trabalhe bem isso utilizando as dimensões corretas.
3- Variação de intervalo de publicações (Tempo de Declínio): Variação de tempo entre o horário da publicação e a interação ou até mesmo visualização do conteúdo publicado. Posso, por exemplo, interagir com um conteúdo publicado pela manhã apenas à noite. Experimente publicar em diferentes momentos do dia (e da noite), e entender quais são os horários e dias que seu seguidores interagem mais rápido.
4- Diga o que você espera para a publicação: Esse incentivo funciona da mesma maneira que um botão “call-to-action” (que incentiva a ação) de peças publicitárias. Encerrar o comentário de uma foto publicada com esses incentivos (“Curta!”, “Compartilhe!” “Dê sua opinião”, “Comente!”), fazem diferença, você pode se surpreender. Perguntas também podem ajudar bastante.
5- Diversão: A grande maioria das pessoas está no Facebook para se divertir. Se você conseguir associar seu negócio com algo mais leve e divertido terá um engajamento bem maior. Outra boa estratégia é não se fechar para o mundo. Não existe a necessidade de ignorar o que acontece lá fora.
Esteja sempre ligado em tudo que acontece e fale abertamente sobre estes assuntos também, mas lembre-se de falar de assuntos adequados e relevantes ao seguidores do seu negócio. Por exemplo: Se você fala de tem uma loja virtual de roupas seus seguidores não deverão se interessar por notícias de futebol, a não ser que você venda as camisetas dos clubes.
Outra “regra” inteligente a se considerar é: Reserve 1/3 do tempo para falar sobre sua marca, 1/3 para fazer perguntas aos seus seguidores e mais 1/3 para falar sobre outros temas que sejam interessantes para quem se interessa na sua marca.
Agora se você achou muito complexo pode pular todas essas regras com um simples atributo: seja muito, mas muito criativo.
FONTES: 435 DIGITAL | JENDERS.COM
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