A Explicação das Tendinites Segundo a Medicina Tradicional Chinesa


UM POUCO DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Buscando um entendimento complementar sobre as tendinites



Por Henrique Alves

Entrevistados: 
Davi Palma
Allan Ponts
Romana Souza Franco

Ontem, 06 de fevereiro de 2014, ao postarmos um vídeo sobre uma explicação das tendinites à luz da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), brilhantemente gravado pelo Educador Físico Davi Palma, experiente palestrante, com formação em áreas diversas, das quais a MTC, além da EFT (que já falamos em outro post), percebemos uma reação pouco amistosa e questionadora de algumas pessoas da página https://www.facebook.com/GrupoFisio , sobre ser "somente essa" a explicação do adoecimento. Bom, depois de ouvir as explicações do Davi em entrevista que segue aqui, entendi que o vídeo em momento algum se colocava como um compêndio de MTC, mas uma chamada mais para gerar uma ação de curiosidade, o que foi realmente atingido, embora com algumas reações radicais.

Confesso, não sou nada familiarizado com a MTC, tenho formação em fisioterapia, especialização em ergonomia, na qual atuo há 15 anos, e atualmente me dedico ao jornalismo, o que me fez ser mais observador do que crítico, me permitindo entender outras visões, passando a vocês, amados, caminhos alternativos de atuação, embasados cientificamente, para que aumente o leque de recursos a serem oferecidos pelo fisioterapeuta a seus clientes. Especialmente nessa semana, tenho postado diversas matérias relacionadas com áreas que podem, conforme a Resolução COFFITO Nº 380, ser de exercício pleno do profissional fisioterapeuta, como a hipnose e a MTC.

Portanto, esta postagem mostrará o ponto de vista da MTC na explicação das tendinites. Abram suas mentes e tentem entender o que 5 mil anos de observação e verificação trouxeram para nós ocidentais ao entendimento não convencional de patologias antes explicadas apenas fisicamente.

Segue o áudio da entrevista: http://goo.gl/qo3gLj





Davi Palma: 

Olá amigos, quanto ao vídeo sobre a tendinite, quando ele foi elaborado a ideia principal era exatamente despertar a curiosidade das pessoas sobre o assunto, Na MTC todo o trabalho é desenvolvido sobre alguns pilares, como a teoria Yin e Yang, e os 5 elementos, onde cada elemento é responsável por um órgão e uma víscera, que tem o seu sentimento correspondente e afeta alguma região especifica, como exemplo o Elemento Madeira, o órgão é o Fígado e a Víscera é a Vesícula, ele é responsável pelos olhos, pelos tendões, o sentimento é a raiva, esta ligado a primavera, a cor é verde o sabor é azedo, o clima é o vento, esta ligado ao nosso nascimento, a secreção é a lagrima.

Para gerar uma tendinite temos vários fatores, sabemos que multifatorial e não quero dizer que somente a insatisfação é que gera a tendinite, mas é onde nos focamos nossa energia, hoje a física quântica explica muita coisa, e se uma pessoa insatisfeita, deixar perdurar esta conduta, vai se instalar o sentimento de raiva que com o tempo pode causar uma estagnação de xue de fígado por ex. gerando assim problemas relacionados ao tendão, tive vários casos de clientes com este problema que a solução só foi definitiva quando fiz com eles um exercício muito simples, pedi que relacionasse em um papel tudo aquilo que o estava deixando insatisfeito, e fomos trabalhando cada item para tentar resolver da melhor maneira possível, os resultados foram impressionantes, como uma cliente que sofria do problema a um ano e meio e estava afastado do trabalho, depois de algumas sessões a sua insatisfação foi resolvida e ela ficou curada, a ponto de mudar de emprego e trabalhar como esteticista fazendo massagem, convenhamos que uma pessoa com tendinite, não poderia pensar em trabalhar com massagem, porem este trabalho para ela gerava prazer, e ter amor no que se faz para mim é fundamental.

Que bom que vocês gostaram do vídeo e que teve esta repercussão, vamos discutir mais, vamos trocar experiências, vamos quebrar paradigmas 

Tabela dos 5 elementos:





QUADRO SIMPLIFICADO DOS CINCO ELEMENTOS
    ELEMENTOS
               
MADEIRA
FOGO
TERRA
METAL
ÁGUA
ÓRGÃO YIN
FÍGADO
CORAÇÃO
BAÇO
PULMÃO
RIM
ÓRGÃO YANG
VESÍCULA BILIAR
INT. DELGADO
ESTÔMAGO
INT. GROSSO
BEXIGA
SENTIDOS
OLHOS
LÍNGUA
BOCA
NARIZ
OUVIDOS
TECIDOS
TENDÃO
VASOS
MÚSCULOS
PELE
OSSOS
EMOÇÕES
RAIVA
ALEGRIA/
ANSIEDADE
OBSESSIVIDADE
TRISTEZA
MEDO
SABORES
AZEDO
AMARGO
DOCE
PICANTE
SALGADO
CORES
VERDE
VERMELHO
AMARELO
BRANCO
NEGRO
MUDANÇAS
GERMINAÇÃO
CRESCIMENTO
TRANFORMA
ÇÃO
COLHEITA
ARMAZENA
MENTO
CLIMA
VENTO
CALOR
UMIDADE
SEQUIDÃO
FRIO
DIREÇÃO
LESTE
NORTE
CENTRO
OESTE
SUL
ESTAÇÃO
PRIMAVERA
VERÃO
VERÃO TARDIO
OUTONO
INVERNO
EXPRESSÃO
GRITO
RISO
CANTO
PRANTO
SEUSPIRO
SECREÇÃO
LÁGRIMA
SUOR
SALIVA
CATARRO
URINA
ODOR
RANÇOSO
QUEIMADO
PERFUMADO
CÁRNEO
PÚTRIDO



Ainda no tema:

Allan Ponts:


Amigos Fisioterapeutas não acupunturistas. Acabo de ter o prazer de assistir ao vídeo sobre tendinite. Um vídeo curto, mas recheado de informações fiéis aos princípios da Medicina Tradicional Chinesa. 

Para um profissional Fisioterapeuta ou para qualquer outro profissional da saúde, ouvir da boca de um colega que as emoções são as responsáveis pelas patologias, parece realmente surreal. Entendi, posso estar equivocado, que o colega acupunturista do vídeo, Dr. Davi, tenha feito este para iniciantes e acupuntura e não para profissionais leigos nesta área. 

Aqui na minha escola (Zang-Fu), percebemos logo na primeira aula, o conflito de raciocínio do aluno entre duas culturas tão díspares e vamos, passo a passo, fazendo com que o aluno iniciante vá mergulhando na cultura oriental. Tomamos este cuidado por respeito ao aluno, pois no Brasil, por exemplo, ninguém nasce falando inglês, mas vai aos poucos, aprendendo o português. Um dia essa pessoa entra para um curso de inglês e sente o mesmo choque que o aluno que entra no universo da Medicina Chinesa; e devemos ter o cuidado, o carinho, a atenção necessária para que ele não desista desse conhecimento maravilhoso. 

Só para ilustrar, o Prof. Davi citou o fígado como a "casa' da raiva, que este fígado rege os tendões... pois bem, também pela Medicina Chinesa, os Rins, respondem pelo medo e pelo controle dos esfincteres... Quem nunca ouviu aquela frase: fulano se urinou de medo? Cicrano se borrou de medo? 

É, parece que os antigos dominavam certos conhecimentos orientais...

Aproveito para parabenizar a Revista FISIOBRASIL, por abrir este debate tão especial. 

Parabéns Dr. Davi, pela clareza nos ensinamentos.

Romana Souza Franco:

A Explicação da tendinite pela MTC: Primeiro temos que entender MTC, cada órgão e víscera tem seu sentimento e sua emoção, de acordo com dos padrões de desarmonias dos zang-fu, podemos sim ter problemas de tendinite, pois uma das causas é estagnação de xue de fígado, deficiência de yin dos Rins. Sendo que estes fundamentos da MTC são científicos. Podemos sim tratar ou a minimizar uma ação física e sobrecarga de uma estrutura através da acupuntura, tratando o padrão de desarmonia dos órgãos e vísceras envolvidos. Muitos problemas estruturais estão relacionados ao emocional, trata-se o emocional para tratar o físico, toda doença começa pelo emocional para se aprofundar no físico. Esta é uma das justificativas científicas sobre dores de estruturas e o emocional.

embasamento científico: http://goo.gl/YKWGYe

Posteriormente complementaremos com a explicação da tendinite à luz da fisiologia ocidental, dos problemas ergonômicos e da fisioterapia. Não percam!


Henrique Alves
Editor
Romana Souza Franco é Educadora Física e Allan Ponts fisioterapeuta;



O Professor Davi é Educador Físico por formação, pós graduado em psicologia do esporte, especializado em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto Internacional de M.T.C. Benjim/China, empresário, ex professor universitário em matérias ligadas a Qualidade de Vida, palestrante em empresas e eventos.

Possui experiência de 22 anos na área de terapias Naturais Integrativas e complementares, sendo especialista em acupuntura, reflexologia, massoterapia, Tchi Kun, E.F.T., atendendo e ministrando cursos no Espaço Ki há 19 anos.



















FÍGADO (GAN)

1. FÍGADO ARMAZENA O SANGUE
• EM UM MOVIMENTO ROTINEIRO NORMAL, O SANGUE FLUI PELO CORPO TODO

• QUANDO A PESSOA DEITA, O SANGUE FLUI NOVAMENTE PARA O FÍGADO

• É IMPORTANTE O DESCANSO PARA QUEM TEM DEFICIÊNCIA DE XUE DO FÍGADO

2. XUE UMEDECE OS OLHOS E OS TENDÕES

3. O XUE DO FÍGADO SUPRE O ÚTERO COM SANGUE – É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA A FUNÇÃO MENSTRUAL SAUDÁVEL E REGULAR, E INFLUENCIA NA FUNÇÃO REPRODUTORA NAS MULHERES

Comentários

  1. Bom, eu não consigo entender o porquê de tanto conflito sobre a explicação do Dr. Davi. Afinal, não vejo tamanha divergência entre A MTC e nosso conhecimento fisiológico sobre o metabolismo humano a uma visão ocidental, se analisarmos pelas duas visões podemos ver que muitas vezes se cruzam...
    Lembrando, o sistema límbico e a visão do corpo e mente entre as reações do externo e interno...

    ResponderExcluir
  2. Peço licença para corrigir, não sou fisioterapeuta e sim graduada em Educação Física, especialista em Acupuntura e Mestre em Engenharia Biomédica. Agradeço ,Prof. Ms. RomanaS.Franco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário