3 benefícios essenciais que você só aprende tendo aulas de solidão

"Quando foi a última vez que você ficou sozinho?"

É comum do ser humano gostar de estar sempre rodeado por amigos e familiares, entretanto, já reparou como muitas vezes falta tempo para você resolver suas coisas?

Apesar das pessoas geralmente pensarem que pessoas solitárias são antissociais ou não possuem amigos, existe uma série de benefícios em aprender a desfrutar mais tempo consigo mesmo.

Pensando nisso, o Portal AcheoCurso listou 3 benefícios essenciais que você só aprende tendo aulas de solidão, confira abaixo:


1. Autoconhecimento

Tudo na vida acontece muito rápido. Vivemos constantemente trabalhando, estudando e visitando familiares, porém esquecemos de deixar um tempinho para quem realmente importa, nós mesmos!

Quando aprendemos a separar um tempo para nós, criamos as condições ideais para a autorreflexão, que é essencial para descobrirmos nossas reais qualidades, medos, defeitos e outras informações que são extremamente úteis para entendermos o que realmente viemos fazer neste mundo.

Quando estamos rodeados de amigos, gastamos muito tempo analisando e tentando descobrir os sentimentos alheios.
"Educação para a vida deveria incluir aulas de solidão".
Mauro Santayama


2. Recarregar as baterias

A interação com o ser humano, com certeza, nos faz gastar quase toda energia que temos, afinal, queremos fazer as pessoas que estão ao nosso redor felizes, bem como ajudá-las em suas necessidades, porém tudo isso pode estar tomando quase toda sua energia, deixando pouco tempo para você descansar e repor suas baterias.

Um pouco de tempo sozinho permite fazer uma pausa mental dos ruídos externos, que são muitas vezes os principais causadores do desgaste do ser humano.


3. Faça o que realmente gosta

Quando estamos com nossos amigos, é muito comum fazermos concessões para que todos do grupo venham desfrutar do programa selecionado, porém, infelizmente, nem sempre aquela atividade escolhida é a que você de fato gostaria de fazer. Afinal, pelos amigos vale tudo, certo?

Quando resolvemos ficar sozinhos, fazemos programas que realmente gostamos e deixamos de nos preocupar em agradar a todos, afinal, não parece ser tão ruim fazer algo que realmente desejamos.

Comentários