Como combater a infecção urinária:

1. Identifique os sintomas
Pessoas com infecção urinária, ou cistite, apresentam dor e ardência na hora de urinar. Além disso, elas sentem necessidade de ir ao banheiro várias vezes por dia, mas sai pouca urina a cada micção. Isso acontece porque a bexiga está inflamada e não consegue armazenar um volume grande de urina como faz normalmente. Pode acontecer também de haver sangramento ao urinar e dores na região abdominal.

2. Procure um médico
Caso apareçam sintomas relacionados à infecção urinária, o paciente deve procurar auxílio para receber tratamento adequado e evitar que o problema passe a atingir os rins. Inicialmente, a doença é detectada pelos sintomas clínicos. Depois, a infecção e o tipo de bactéria causadora da doença são confirmados em um exame de cultura de urina, que fica pronto entre 48 e 72 horas. Se a suspeita de cistite é forte, o médico pode prescrever o tratamento com antibiótico antes de o resultado ficar pronto. Caso o diagnóstico seja positivo, o médico avalia se o medicamento prescrito é o mais eficaz para combater aquele tipo de bactéria ou se deve ser trocado.

3. Tenha atenção com infecção recorrente
Estima-se que entre até 30% das mulheres que apresentam infecção urinária terão episódios recorrentes da doença. Ou seja, duas vezes ou mais em seis meses ou três vezes ou mais durante um ano. “Normalmente, a infecção recorrente não indica que existe outra doença mais grave, mas sim que a paciente simplesmente tem uma maior tendência ao problema”, diz Márcio Averbeck, chefe do departamento de urologia feminina da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Pacientes com cistite recorrente podem receber um tratamento diferente do convencional, como o uso prolongado de antibióticos em doses profiláticas.

4. Siga o tratamento corretamente
Seguir o tratamento indicado pelo médico é importante para combater completamente a infecção urinária, eliminando a possibilidade de a bactéria proliferar-se novamente na bexiga. A infecção urinária é tratada com antibiótico, que pode ser em administrado em dose única ou por até três dias. Em caso de cistite recorrente, o médico pode indicar o uso prolongado, por no mínimo seis meses, de antibiótico em doses profiláticas. Caso o problema persista, indica-se um tratamento de nove meses com uma vacina via oral que fortalece o sistema imunológico para combater futuros episódios de cistite.

5. Previna novas infecções
Além de concluir o tratamento indicado pelo médico, existem medidas que são capazes de diminuir o risco de infecção urinária. Entre elas, urinar sempre que sentir necessidade e esvaziar completamente a bexiga a cada micção. O ideal é que a mulher urine, sempre que possível, sentada no vaso e relaxe toda a musculatura. Além disso, é preciso buscar formas de manter a flora intestinal saudável, já que a constipação favorece a migração de bactérias intestinais ao canal urinário. Alguns médicos também recomendam que a mulher urine depois de toda relação sexual para expelir bactérias que possam ter passado da parede vaginal para o trato urinário. Hábitos adequados de higiene e hidratação (ingerir pelo menos 1,5 litro de líquido ao dia) também são essenciais para diminuir essas chances. Embora o suco de cranberry seja associado à prevenção do problema, as evidências cientificas que comprovem esse efeito ainda são fracas.

Comentários