Estudo: qualquer dieta funciona, desde que seguida corretamente

Pesquisa concluiu que, a curto prazo, métodos que pregam restrição de carboidrato ou de gordura são igualmente eficazes para perda de peso


De tempos em tempos, uma nova dieta ganha adeptos com a promessa de ser mais eficaz do que as conhecidas até então. De acordo com um novo estudo, porém, qualquer regime funciona – desde que seguido da forma correta.

CONHEÇA A PESQUISA
- Título original: Comparison of Weight Loss Among Named Diet Programs in Overweight and Obese Adults: A Meta-analysis​
- Onde foi divulgada: JAMA
- Quem fez: Bradley Johnston, Steve Kanters, Kristofer Bandayrel, Ping Wu, Faysal Naji, Reed A. Siemieniuk, Geoff Ball, Jason Busse, Kristian Thorlund, Gordon Guyatt, Jeroen Jansen e Edward Mills
- Instituição: Universidade McMaster, Canadá
- Resultado: Dietas que pregam a restrição de carboidrato e as que recomendam cortar gordura são igualmente eficazes na perda de peso, desde que seguidas corretamente.


A pesquisa, feita na Faculdade de Medicina da Universidade McMaster, no Canadá, se baseou em uma análise de 48 estudos clínicos realizados com mais de 7 200 adultos obesos ou com sobrepeso. Esses trabalhos olharam para o impacto de dietas que restringem carboidratos, como a do Dr. Atkins, e das que cortam o consumo de gordura em um período de até um ano.

Os pesquisadores concluíram que a diferença entre as duas estratégias é "relativamente pequena". A análise revelou que, em comparação com pessoas que não seguem nenhuma dieta, aquelas que reduzem o consumo de carboidratos emagrecem, após seis meses, 8,6 quilos; e as que seguem a dieta com pouca gordura, 7,7 quilos. No entanto, após um ano, essas duas abordagens parecem surtir os mesmos efeitos (contanto que sejam seguidas corretamente): perda de 7,2 quilos.

Auxílio — Ainda de acordo com a pesquisa, participar de grupos de apoio ao fazer dieta pode ajudar a diminuir o peso em até 3 quilos em seis meses. Já a prática de exercício físico pode colaborar com mais 2 quilos perdidos em um ano. Os resultados foram publicados na edição desta semana da revista médica JAMA.


"Nossos achados são importantes porque muitos pacientes podem ter dificuldade em aderir a dietas restritivas e muito difíceis de serem mantidas. O estudo sugere que os pacientes podem escolher, entre as dietas associadas com as maiores perdas de peso, a que seja menos desafiadora para eles", dizem os autores no artigo.

Participe do programa de Emagrecimento Solidário conosco!

Sabe-se que cerca de 60% da população brasileira encontra-se acima do peso. O grau máximo desses números estão situados nas grandes cidades. Pela vida corrida que as pessoas nas grandes metrópoles levam, acaba caindo no esquecimento a prática de uma vida saudável, que consiste em treinar o corpo, dia-após dia.

Pode ser uma tarefa árdua, mas qual esforço que não vale a pena?
Garanta uma aposentadoria mais saudável. Aproveite seu tempo de descanso para viagens constantes, que te faça ver o resto do mundo que tu não conseguiu conhecer em sua vida ativa.
Voltado para um público que necessita de resultados mais imediatos, mas duradouros, o programa D21, da fisioterapeuta Olivia Andriolo, tem feito sucesso entre mulheres que levam uma vida mais atribulada e não dispõem de muito tempo para frequentar uma academia! Olha os vídeos aí!

http://hotmart.net.br/show.html?a=T2173178H (esse é longo, assista com tempo)
Veja a proposta antes de comprar, tem bastante coisa e dicas free também!


Comentários