O Kung-Fu nosso de cada dia



O que é competência afinal?

Competência é o substantivo feminino com origem no termo em latim "competere" que significa uma aptidão para cumprir alguma tarefa ou função. Também é uma palavra usada como sinônimo de cultura, conhecimento e jurisdição.

Também pode indicar aptidão, conhecimento ou capacidade em alguma área específica. Ex: Nas suas viagens pelo mundo ele adquiriu várias competências linguísticas.

Competência e habilidade são dois conceitos que estão relacionados:

- A habilidade é conseguir pôr em prática as teorias e conceitos mentais que foram adquiridos, 
- A competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação de conhecimentos, atitudes e habilidades.

O que é Habilidade?

Habilidade é o substantivo feminino que indica a qualidade de uma pessoa hábil, que revela capacidade para fazer alguma coisa.

O conceito de habilidade está intimamente relacionado com a aptidão para cumprir uma tarefa específica com um determinado nível de destreza.

Alguns sinônimos de habilidade podem ser: capacidade, talento, inteligência, engenho, destreza, agilidade.

Por vezes esta palavra é usada no plural, ou seja, habilidades, servindo para descrever um conjunto de características que ajudam o indivíduo a alcançar algum objetivo. Ex: O policial usou todas as suas habilidades para destruir a rede de crime organizado.

Habilidade e competência

De acordo com alguns autores, a competência é a junção de talento e habilidade. Ou seja, é possível exercer uma determinada função apenas com talento ou com habilidade, mas os resultados serão sempre melhores quando as duas características estão presentes no indivíduo em questão.

Uma pessoa competente é aquela que tem o talento (aptidão natural ou inata para uma certa atividade) e a habilidade (característica técnica que foi aprendida e melhorada através de uma abordagem teórica e prática).

E o Kung-Fu, o que é?

Kung Fu, traduzido literalmente, significa "habilidade", "tempo", "mestria", "treino", "disciplina", ou seja, aplica-se a qualquer coisa bem feita, algo que se consiga com o tempo. Um pintor quando pinta um quadro, um escritor quando escreve um livro, ou um cozinheiro quando faz um a boa comida, realizam Kung Fu. Portanto, no contexto de competências, ele significa mais que a demonstração do talento, mas a capacidade de se tornar hábil ao longo do tempo, com treino e dedicação, ou seja, competente.

Competência profissional

No contexto empresarial e do mercado de trabalho, existe a expressão competência profissional, que indica um conjunto de características de um indivíduo que o ajudam a realizar as suas funções a nível laboral.

É um elemento de diferenciação, e as empresas normalmente procuram contratar elementos com competências profissionais já desenvolvidas. No entanto, muitas empresas investem na formação dos seus funcionários, para que sejam adquiridas novas competências, o que contribui para o sucesso da empresa.

Onde ou de quem adquirir novas competências?

- Elabore uma lista de habilidades que gostaria de adquirir e desenvolver;
- Busque pessoas que possuam esta habilidade e aprenda com elas;
- Não se esqueça de treinar, este é o grande mistério da competência.

Aí vai uma dica que vale ouro


O Congresso Nacional de Competências Pessoais – é o primeiro encontro online com Palestrantes “experts” em transformar pessoas, ajudando-as a aprimorar seus talentos e motivando-as para tornarem-se aquilo que elas realmente podem ser: melhores pessoas, melhores profissionais, melhores seres humanos que as empresas e a sociedade tanto necessitam.     

Será um evento 100% on-line, gratuito. De 22 a 28 de setembro de 2014, você poderá assistir todas as palestras.

O mundo de Congressos online ainda é recente no Brasil. Contudo está em franca expansão pelo seu alcance ilimitado e capacidade de gerar impacto considerável pela abrangência mundial, não alcançada pelos modelos tradicionais de palestras.

O objetivo principal do CONACOMPE é inspirar pessoas para evolução pessoal e profissional, aprimorar talentos, fortalecer pontos fortes, para transformar a vida e influenciar o mundo a seu redor.

Quer ser um mestre do Kung-Fu no seu trabalho? Cadastre-se

Nos encontraremos no congresso!


 clique aqui e se cadastre já
Clique na imagem para se cadastrar já!

Comentários