Por que a Educação Financeira é tão importante para o sucesso pessoal e profissional?

Você já se estressou por falta de dinheiro?
Você sabe o que é Educação Financeira? 
Sabe como ela pode te ajudar a progredir mais e ser mais sustentável financeiramente?

Você sabia que quem comete sempre os mesmos erros relacionados ao dinheiro não se torna alguém bem-sucedido financeiramente?

Falar sobre dinheiro é falar sobre um dos assuntos mais causadores de angústia, estresse e conflitos. Segundo dados da FECOMERCIO/2013, 62,5% do total das famílias brasileiras se encontram endividadas. Isto se deve basicamente por conta da maior parte da população não ter sido educada financeiramente, nós não aprendemos com os nossos pais ou na escola a fazer uso correto e sustentável do nosso dinheiro e muitos gastam mais do que ganham. Como consequência, se tornam endividados. 

Manter um padrão de vida que não se pode sustentar é o que acontece com a maioria das pessoas endividadas. Elas compram mais do que podem pagar, para impressionar quem elas conhecem e às vezes até quem não conhecem.

Leitura Recomendada: Terapia Financeira – Realize seus sonhos com Educação Financeira – Reinaldo Domingos – Editora DSOP – 2012.




Segundo a Educadora Financeira e Coach Celiane Gonçalves, a falta de controle do dinheiro é uma grande fonte de estresse e traz inúmeros prejuízos aos endividados, aos seus familiares, ao trabalho e à saúde. Nos EUA, segundo pesquisas da Associação Americana de Psicólogos (American Psychological Association) intitulada Stress in America/2012, 69% dos entrevistados relatam que o dinheiro é a maior causa de stress. No Brasil, acreditamos que estes números sejam ainda maiores, mas infelizmente não dispomos destes dados.

Investir em educação financeira é atacar diretamente a maior fonte de stress das pessoas. Se você deseja prosperar e ter uma vida mais sustentável financeiramente, é hora de começar a se educar financeiramente. A Educação Financeira está mais relacionada à mudança de hábitos, comportamentos e atitudes em relação ao dinheiro e não às planilhas complicadas e muita matemática como grande parte das pessoas imagina.

Fique sempre atento, pois a grande diferença entre quem consegue avançar na vida, ou não, é a maneira como lidam com os erros, e a repetição de alguns erros simplesmente as impede de prosperar. É isto o que acontece com os erros freqüentes quanto ao uso do dinheiro. Pessoas que gastam muito mais do que ganham, que desejam viver um padrão de vida que elas não conseguem sustentar, dificilmente irão prosperar, a não ser que mudem a maneira de como lidam com o dinheiro, mudem seus hábitos, atitudes e comportamentos.  

Para se combater a causa do problema de endividamento, inadimplência e de se gastar mais do que se tem, o caminho é a educação financeira. 

Saiba mais em: www.conacompe.com - Evento gratuito - Palestra Online!

Leitura Recomendada: O milionário mora ao lado - os surpreendentes segredos dos ricaços americanos. Thomas J. Stanley.


Este livro é resultado de uma pesquisa de anos do autor Thomas J. Stanley sobre como os milionários norte-americanos conseguiram juntar o tão mitificado patrimônio líquido de um milhão de dólares. A obra mostra quem são os ricos, quais as suas ocupações, onde fazem compras, como fazem investimentos, como ficaram ricos, quais os setores de maior perspectiva para obterem-se lucros e muito mais. Um dos pontos interessante é quando o autor mostra como esses milionários compram seus carros ou como a herança que deixam para seus filhos podem colocá-los em grandes problemas em vez de ajudá-los. Para quem gosta de ler sobre finanças, mas não suporta nada que passe perto de auto-ajuda, o livro de Stanley – sempre baseado em dados obtidos em sua pesquisa científica – é uma excelente opção de leitura.


Comentários