Principais erros no café da manhã

Não há dúvidas que o pior erro cometido pela manhã é pular o café da manhã com a justificativa de não ter fome, de não ter tempo ou de não conseguir comer porque passa mal! Lembre-se da importância desta refeição e saiba que tomar café da manhã é um hábito que se aprende e qualquer pessoa consegue! Só precisa querer!!


E se você não comete o erro de pular o café da manhã, pode estar cometendo outros!


O café da manhã mais comum de se ouvir é a dobradinha: café preto e pão com margarina... péssimo!
A lista abaixo não tem caráter científico. É a minha visão após tantos anos na prática clínica...


1- Acordar e demorar pra tomar o café da manhã
Após 4 horas sem se alimentar, o corpo entende que precisa acionar um mecanismo automático para economizar energia com medo de faltá-la. Isto quer dizer que, após uma noite de sono, nosso metabolismo amanhece lento e permanece assim até que o organismo receba novos nutrientes, ou seja, o café da manhã "acorda" o corpo, ativa o metabolismo e favorece a perda e manutenção de peso!


2- Esquecer da proteína no café da manhã
A proteína é um nutriente muito comentado para aumentar massa muscular pois ele é classificado como nutriente construtor. E não é só "tijolo" pra construir músculos não! Ele é fundamental para a formação de todas as células, além de peça chave na formação de substâncias como a serotonina (hormônio da felicidade). Lembram que comentei no post anterior que a falta desde neurotransmissor leva à gula e à compulsão no fim do dia?!
Outro problema da falta de proteína segue no item abaixo...


3- Comer muito pouco ou só comer frutas
Quando comemos muito pouco ou selecionamos apenas um tipo de alimento nosso corpo pode entrar em estado catabólico: falta nutrientes e ele tira das próprias células, o que pode causar a perda de massa muscular e impedir a queima de gordura! Além disso: novamente haverá pouca produção de serotonina!



4- Comer biscoitos ou torradas no lugar do pão 

Se você acha que a torrada tem menos calorias que o pão leia este post!!
E se você é adepto das bolachinhas, mesmo as sem recheios e integrais preste bastante atenção: 4 biscoitos água e sal ou 5 biscoitos de maisena equivalem a 1 pão francês! E pior: o poder de saciedade é bem menor!!! Por isso repense esta escolha e continue com as torradas se você estiver em uma crise aguda de gastrite ou se o prazer pelos biscoitos e torradas for maior! Neste caso fique de olho na quantidade.


5 - Ignorar as frutas
O café da manhã é uma das três principais refeições do dia e por este motivo deve ser completa, deve ter todos os nutrientes e as frutas são as maiores responsáveis pelo fornecimento de fibras (que dão saciedade e limpam o intestino logo cedo!) e de vitaminas e sais minerais (matéria prima para serotonina)


6- Devorar as sobras do dia anterior
Acho que este tópico nem precisa ser comentado pois acredito que todo mundo saiba que a pizza do jantar, o salgadinho da festa e o refrigerante devem ser esquecidos no café da manhã! E já é comprovado: uma cardápio "gordo" no desjejum aumenta o apetite por guloseimas o dia todo! Preste atenção...



7- Comer rápido demais: andando pela casa, indo ao trabalho...
Definitivamente é impossível alguém fazer uma refeição completa, mastigar corretamente, degustar os alimentos e se sentir bem comendo na frente do computador, no caminho da escola ou dirigindo para o trabalho!







Comentários