Já saber viralizar no Facebook?

Já saber viralizar no Facebook?
Seja Magnético

Confira oito dicas para manter um coração saudável


Tabagismo, hipertensão, diabetes, colesterol e triglicérides no sangue. Quem sofre de alguma dessas quatro complicações precisa ficar atento ao risco de doenças cardiovasculares. Principalmente a insuficiência cardíaca e o infarto. Este último, aliás,  lidera as causas de morte no Brasil ao lado do Acidente Vascular Cerebral (AVC).



A saúde do coração exige cuidados especiais. Para mantê-lo saudável, é recomendado priorizar esforços, como cessação de tabagismo e controle do diabetes. Em geral, buscar um estilo de vida saudável pode ser o segredo para afastar o risco das doenças cardiovasculares.

A obesidade, por exemplo, deve ser evitada. O acúmulo de gordura nas artérias do coração pode provocar o infarto. Segundo o cardiologista do Hospital São Luiz Morumbi, Dr. Rui Ramos, “o acúmulo de placa de gordura na artéria coronária bloqueia o fluxo sanguíneo e o oxigênio para o coração. Neste caso, o sangue não desce. E o oxigênio não chega aos órgãos nobres. Então, acontece o infarto”.

Já a insuficiência cardíaca “é a incapacidade do coração de manter as condições de oxigenação do organismo”, explica Dr. Ramos. Trata-se de uma doença do músculo do coração, que prejudica o bombeamento de sangue para o corpo. Além dos fatores já mencionados, doenças infecciosas, virais e congênitas, que são adquiridas antes do nascimento, podem causar insuficiência cardíaca.

Sintomas - Uma forma de avaliar a saúde do coração é observar o desempenho físico. De acordo com especialistas, à medida que o músculo do coração se enfraquece, a incapacidade física aumenta. Isso se aplica a grandes esforços, como subir escadas rapidamente, e detalhes menos perceptivos, como o ato tomar banho. Além disso, falta de ar e inchaço dos pés pela manhã são outros sintomas de que o coração pode não ir bem e precisa de auxílio médico.


Oito dicas para a saúde do coração - Segundo o cardiologista do Hospital São Luiz Morumbi, Dr. Luiz Alberto Mattos, há recomendações para manter a boa saúde do coração. Confira 8 dicas do médico:


1. Mais atividades físicas na fase adulta:
Durante a infância, as atividades físicas acontecem nas brincadeiras. Ao crescer, a pessoa diminui seu tempo livre para gastar energias. Contudo, é na fase adulta que a prática de atividades físicas é mais indicada. Dr. Mattos alerta da necessidade de “aumentar a atividade física em até 10% a partir dos 18 anos. São indicados 40 minutos de atividade física até quatro vezes por semana, seja caminhada rápida ou corrida de 20 minutos”.


2. Controle a pressão:
Segundo Dr. Mattos, o ideal é manter o “controle da pressão arterial para níveis iguais ou inferiores a 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHG)”.


3. Evite o sal na comida:
É indicado também reduzir a ingestão de sal. De acordo com Dr. Mattos, até cinco gramas por dia são suficientes.


4. Cessação do tabagismo:
Além de evitar o câncer e doenças pulmonares, a cessação do tabagismo ajuda também a evitar doenças cardiovasculares. Aliás, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o consumo de derivados do tabaco pode causar quase 50 doenças diferentes.


5. Controle também o colesterol:
a

De acordo com Dr. Mattos, o nível de colesterol total para até 200 miligramas por decilitro (mg/dl) e LDL colesterol até 100 mg/dl.


6. Reduza a glicemia:
O ideal, segundo o médico, é um nível de glicemia de até 100 mg/dl.


7. De olho na balança:
Como a obesidade também é um fator de risco para doenças cardiovasculares, é recomendado um nível de Índice de Massa Corporal (IMC) de até 30.


8. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas:
Outra dica para evitar doenças cardiovasculares é reduzir o consumo de bebida alcoólica em até 10% da média semanal.



Informações para a imprensa:
HD Comunicação
Marcella Pinheiro|marcella.pinheiro@hdpr.com.br | (11) 3514 0707
Marianna Pedrozo |marianna.pedrozo@hdpr.com.br | (11) 3514 0706
Hospital São Luiz nas redes sociais:
Blog do São Luiz com a Saúde: http://blog.saoluiz.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/HospitalSaoLuiz
Twitter: twitter.com/@hospsaoluiz

Participe do programa de Emagrecimento Solidário conosco!

Sabe-se que cerca de 60% da população brasileira encontra-se acima do peso. O grau máximo desses números estão situados nas grandes cidades. Pela vida corrida que as pessoas nas grandes metrópoles levam, acaba caindo no esquecimento a prática de uma vida saudável, que consiste em treinar o corpo, dia-após dia.

Pode ser uma tarefa árdua, mas qual esforço que não vale a pena?
Garanta uma aposentadoria mais saudável. Aproveite seu tempo de descanso para viagens constantes, que te faça ver o resto do mundo que tu não conseguiu conhecer em sua vida ativa.
Voltado para um público que necessita de resultados mais imediatos, mas duradouros, o programa D21, da fisioterapeuta Olivia Andriolo, tem feito sucesso entre mulheres que levam uma vida mais atribulada e não dispõem de muito tempo para frequentar uma academia! Olha os vídeos aí!

http://hotmart.net.br/show.html?a=T2173178H (esse é longo, assista com tempo)
Veja a proposta antes de comprar, tem bastante coisa e dicas free também!
 
Top