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UM EXEMPLO A SEGUIR, MAS VOCÊ COMPREENDE?

Tracy Henderson, de 30 anos, de Glasgow, chegou a pesar 177 kg, quando resolveu mudar sua dieta e fazer exercícios, se tornando uma instrutora fitness recentemente. 
A mulher acordava no meio da noite, lutando para respirar devido à obesidade, e perdeu incríveis 114 kg em dois anos. 

Tracy Henderson, que agora é uma instrutora fitness, era tão gorda que não conseguia tomar banho corretamente,e nem colocar o cinto de segurança em volta de sua cintura. 
Tracy Henderson, que agora é uma instrutora fitness, era tão gorda que não conseguia tomar banho corretamente, e nem colocar o cinto de segurança em volta de sua cintura. 

Tracy Henderson era tão obesa que não conseguia tomar bando corretamente, e mudou radicalmente sua dieta para perder peso

Ela mudou sua dieta e iniciou a prática de exercícios físicos, alterando sua rotina de intimidações e preconceitos pelo peso, além da baixa estima. 


Tracy disse: “Eu era intimidada na escola e começava a comer mais para me fazer sentir melhor. Como eu era enorme, as pessoas começaram a gritar apelidos para mim na rua e até mesmo jogar as coisas de seus carros.” 

Tracy começou a ter ataques de pânico que a deixavam incapacitada, e foi diagnosticado aos 19 anos com agorafobia, um distúrbio de ansiedade que, na maioria das vezes, está associado às crises de medo. 

Ela foi repetidamente levada para o hospital devido a dores agonizantes no peito, onde os médicos disseram a ela para perder peso se quisesse viver bem. 

Depois de uma dieta de baixa gordura e se alimentando de carnes magras, legumes e frutas, Tracy rapidamente viu seu peso cair. 

Em apenas um ano ela perdeu 95 kg e sua agorafobia e a depressão tornaram-se coisas do passado. 

Ela agora pesa apenas 63 kg e acaba de se qualificar como uma instrutora fitness, a fim de ajudar os outros.


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Autor(es)

  • Igor de Matos Pinheiro

    Igor de Matos Pinheiro / CREFITO 114.018-F

    Graduado em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Especialista em Reabilitação Neurofuncional
  • Paulo Raimundo Rosário Lopes

    Paulo Raimundo Rosário Lopes / CREFITO 155.286-F

    Fisioterapeuta, egresso da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Especialista em Terapia Manual e Postura.

Saiba Mais









A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE
Autor:Edina Linassi


A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE 



A obesidade contribui para o desenvolvimento das doenças músculo-esqueléticas ( artrose, lombalgia, entre outras ) que constituem um conjunto de problemas que comprometem, progressivamente uma ou mais articulações do organismo, podendo acometer diversos tipos de indivíduos e gerar, na sua grande maioria, incapacidades articulares. Quanto maior a carga corporal de gordura, maior o trauma para as articulações. A fisioterapia atua nas algias músculo-esqueléticas prevenindo prevenindo e/ou recuperando a função através de técnicas fisioterápicas, utilizando a modalidade física (termoterapia, eletroterapia e hidroterapia) e a reeducação funcional ( exercícios ). 



A prescrição dos exercícios deve ser progressiva, visando o indivíduo como um todo. 


exercício terapêutico tem muitas propriedades de cura e benefícios, destacando: 

1. Diminuição da dor muscular, da tensão e espasmos; 
2. Melhora do tônus venoso e arterial em geral, melhorando a circulação; 
3. Aumento da eficiência do sistema cardio-vascular, aumentando a resistência à fadiga e diminuindo o risco de doenças degenerativas. 
4. Manutenção e melhora da resistência das estruturas dos ossos, ligamentos e articulações; 
5. Melhora da resistência muscular e aumento da flexibilidade; 
6. Melhora do sistema neuroquímico do corpo, o que alivia a dor e reduz o stress; 
7. Diminuição e controle da porcentagem de gordura no corpo; 
8. Auxílio no funcionamento e regularização dos intestinos; 
9. Ajuda na proteção e estabilização das áreas lesadas do corpo; 
10. Manutenção da saúde e flexibilidade da pele; 
11. Manutenção do normal mecanismo da respiração; 
12. Aumento da eficiência do sistema termo-regulador do corpo. 

A incorporação adequada de todos os procedimentos é necessária ao tratamento efetivo das doenças músculo-esqueléticas. É importante salientar que os agentes físicos auxiliam o fisioterapeuta no controle do quadro álgico, bem como na melhora de outras funções fisiológicas.


RESOLUÇÃO n° 386, de 08 de junho de 2011DOU nº. 113, Seção 1, em 14/06/2011, página 182



Dispõe sobre a utilização do método Pilates pelo fisioterapeuta e dá outras providências.


O Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no uso das atribuições conferidas pelo inciso II do Art. 5° da Lei 6.316 de 17 de setembro de 1975, em sua 211ª Reunião Plenária Ordinária, realizada no dia 08 de junho de 2011, na sede do CREFITO-8, situada na Rua Jaime Balão, 580, Hugo Lange, Curitiba-PR, deliberou:

CONSIDERANDO que a fisioterapia é profissão regulamentada pelo Decreto Lei 938 de 1969;
CONSIDERANDO o disposto na Resolução COFFITO 8 de 1978;
CONSIDERANDO o disposto na Resolução COFFITO 80 de 1987;
CONSIDERANDO o amplo reconhecimento social do método Pilates, prescrito e exercido por profissionais fisioterapeutas;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES 4 de 19 de fevereiro de 2002 que normatiza as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia;
CONSIDERANDO as ações de promoção da saúde, bem estar social e qualidade de vida da Organização Panamericana da Saúde (OPA) e Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil.

RESOLVE:

Artigo 1° -  Compete ao Fisioterapeuta, para o exercício do método Pilates, prescrever, induzir o tratamento e avaliar o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos e/ou mecanoterapeuticos, devendo observar:
a)       Que o método Pilates é um recurso cinesioterapêutico e mecanoterapêutico que promove a educação e reeducação do movimento corporal, composto por exercícios terapêuticos de promoção, prevenção e recuperação da saúde físico funcional;
b)       Que o objetivo da utilização do método Pilates, é a estabilização postural, melhoria da força muscular para desempenho das atividades de vida diária, mobilidade articular, equilíbrio corporal e harmonia das cadeias musculares, entre outras com vistas à melhora da condição de saúde e qualidade de vida de seus clientes/pacientes.
c)       Que a avaliação dos seus clientes/pacientes ocorrerá para eleger o melhor recurso do método Pilates e propedêutica apropriada, tais como: tempo, intensidade e freqüência do tratamento individualizado ou em grupo, de forma que garanta a qualidade da assistência fisioterapêutica.
d)       Que a avaliação, prescrição e a evolução da intervenção fisioterapêutica constarão em prontuário, cuja responsabilidade deverá ser assumida pelo Fisioterapeuta, inclusive quanto ao sigilo profissional, bem como a observância dos princípios éticos, bioéticos, técnicos e científicos.

Artigo 2° Para os efeitos éticos e legais desta Resolução, o método Pilates sempre que indicado e administrado por profissional fisioterapeuta estará vinculado ao controle ético e fiscalizatório do Sistema COFFITO/CREFITOs, sendo, portanto, necessário o registro, por parte do profissional fisioterapeuta, do seu consultório ou empresas no CREFITO de sua circunscrição.
Artigo 3° Os casos omissos serão deliberados pelo Plenário do COFFITO.
Artigo 4° Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.


Dra. Elineth da Conceição da Silva Braga
Diretora-Secretária do COFFITO

Dr. Roberto Mattar Cepeda
Presidente do COFFITO

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DICAS ALIMENTARES

Água de berinjela para dizer adeus à gordura abdominal


A quem não incomoda a gordurinha armazenada no abdômen? Não é apenas uma questão estética, mas também implica em problemas de saúde. Nos livrarmos dela requer um pouco de esforço e a mudança de alguns hábitos. Praticar exercícios, manter uma nutrição saudável, são atitudes indispensáveis para obter sucesso. Nesse sentido, a água de berinjela pode ser uma ótima aliada.

Ela surge como um simples remédio para perder peso. Seu alto teor de água, fibra, vitaminas, antioxidantes e minerais, fazem dela um excelente recurso para queimar gorduras e oferecer, além disso, o teor adequado de nutrientes que cuidarão de nosso organismo. Sabendo como tomá-la é possível convertê-la em uma ajuda imprescindível para reduzir pouco a pouco a incômoda gordurinha no abdômen.

Por que a água de berinjela pode nos ajudar a perder peso?

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  • A berinjela tem como vantagem um alto teor de nutrientes e um baixo teor de calorias. Além disso, atua como excelente diurético, combate a retenção de líquidos e sacia a fome;
  • Temos que ter claro que, para perder a gordura abdominal – ou, em outras palavras, perder peso – temos que mudar nossos hábitos. Ou seja, a água de berinjela nos ajudará apenas se mantivermos uma dieta equilibrada e praticarmos pelo menos meia hora de exercícios por dia;
  • A água de berinjela dispõe de propriedades depurativas e desintoxicantes, não contém gorduras, apenas calorias, e ainda assim, poucas. Além disso, seu teor nutricional oferece o necessário para completarmos nossa dieta de maneira adequada e saudável;

Que outros benefícios as berinjelas oferecem?

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  • Ajudam a diminuir o colesterol ruim. Você deve se perguntar como. A resposta é simples, seus componentes absorvem as gorduras dos alimentos consumidos junto com ela e que circulam no intestino;
  • Eliminam toxinas do organismo e regulam o trânsito intestinal, são ideais para combater a prisão de ventre;
  • Dispõem de propriedades antioxidantes, graças a vitamina E e a antocianina, um antioxidante que nos protege de vários tipos de câncer e doenças cardíacas;
  • Contêm potássio e sódio, importantes para o sistema nervoso e cardiovascular;
  • A fibra das berinjelas nos ajuda a depurar o organismo. Além disso, nos permite diminuir os níveis de açúcar no sangue, favorecendo assim aos diabéticos;
  • Dispõem, além disso, de ácido fólico, adequado para os ossos;
  • São ideais para pessoas que sofrem de problemas hepáticos, pois estimulam o funcionamento da bile;
  • São ricas em magnésio e ferro, podem prevenir a anemia e melhorar o sistema imunológico;

Como emagrecer com a água de berinjela?

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Como ingeri-la?

  • Deve ser tomada durante sete dias seguidos. É recomendável seguir essa dieta pelo menos uma vez por mês, já que além de nos ajudar a combater a gordura abdominal, também ajudará a depurar o organismo;
  • Durante a semana escolhida para fazer uso da água de berinjela, devemos também seguir uma dieta a base de saladas, sucos e reduzir o consumo de gorduras industriais e farinhas refinadas;
  • Devemos tomar meio litro de água de berinjela por dia. Um copo antes das refeições principais, sempre;
  • Normalmente é possível atingir uma perda de 2 quilos durante essa semana. Mas é preciso considerar que cada metabolismo é diferente e esse valor pode variar de acordo com cada pessoa;
  • Além da água de berinjela também é possível consumir berinjela de outras maneiras: ao forno, cozida etc. Tudo depende do gosto de cada um, mas, ela nunca deve ser consumida crua. A berinjela crua é tóxica, pois contém um alcaloide chamado solanina, que pode causar vômito e diarreia;

Como preparar a água de berinjela?

  • É muito simples. Pegue uma berinjela média, tire a casca, lave-a bem e corte-a em cubinhos;
  • Depois, pegue uma jarra e coloque meio litro de água e, por fim, adicione os cubos de berinjela. Deixe a mistura repousar durante uma noite, por isso é indicado deixá-la de um dia para o outro, aproveitando a noite para que a mistura se macere corretamente;
  • Pode ser servida fresca ou com um pouco de suco de limão. O sabor será mais especial e a mistura oferecerá uma maior quantidade de antioxidantes. Lembre-se de tomá-la antes das refeições principais e sempre durante uma semana. A dieta pode ser feita uma vez por mês, e aos poucos será possível notar os resultados.


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Dicas para reduzir sua cintura


A cintura de muitas pessoas acumula gorduras e, mesmo emagrecendo, este local permanece um desafio. São várias as razões, e não apenas alimentares: a falta de proteínas, problemas intestinais, tensão muscular etc. Neste artigo explicamos os pontos fundamentais para reduzir a cintura sem muitos sacrifícios, identificando a causa e resolvendo o problema de forma simples e natural.

Quando o intestino está inflamado


Muita gente sofre de prisão de ventre ou outros distúrbios intestinais e não nota que o alargamento da cintura, especialmente nos magros, pode ser causado por uma inflamação de órgãos. A constipação é muito comum hoje em dia em todas as pessoas que não sabem que devem evacuar tantas vezes quantas forem as refeições diárias. Por isso, a primeira medida é regular o intestino. Ao sentir prisão de ventre, realizar os seguintes passos:
  • Comer alimentos ricos em fibras (frutas, verduras, legumes, cereais integrais etc.)
  • Tomar em jejum um copo de água quente com suco de meio limão
  • Beber água entre refeições
  • Incluir sementes de linhaça na alimentação
  • Tomar um suplemento de magnésio
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Por outro lado, em caso de diarreias frequentes:
  • Tomar infusões de chá verde
  • Comer gelatinas elaboradas com ágar-ágar
  • Avaliar a possível intolerância a lactose, glúten ou outros alimentos
  • Tratar também possíveis preocupações emocionais

Carboidratos ou proteínas?

Sanduíches no café da manhã, massas no almoço, pão para acompanhar, bolos para lanches, pizza para o jantar… Hoje em dia, abusa-se muito de carboidratos, que fornecem a energia para o resto do dia. Por outro lado, o seu consumo excessivo sem aproveitar essa energia faz com que se acumule reservas, ou seja, gorduras. Além disso, se os carboidratos forem refinados e não integrais, podem provocar a constipação e distensão abdominal. Então, é recomendável incluir uma boa e razoável quantidade de proteínas na dieta e em cada refeição. Isso queimará mais calorias e reduzirá a cintura.
Quais alimentos contêm proteínas?
  • Carne
  • Peixe
  • Ovos (principalmente claras)
  • Leite e laticínios
  • Legumes
  • Frutos secos
  • Cogumelos
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Melhor não comer excessivamente

O estômago se adapta às quantidades fornecidas, e muitas vezes exageramos. É preciso acostumar-se a ficar sempre com um pouco de fome após as refeições, deixar de comer aquela colher a mais que se comeria, mesmo não tendo mais fome, quer para terminar o prato quer por gula. Esse sentimento passará rapidamente, já que foi comprovado que a fome tem duração de 15-20 minutos. Também é importante aprender a mastigar bem os alimentos, o que ajudará a comer menos, saciar antes e ter uma melhor digestão.
Outra maneira é se acostumar a beber uma infusão digestiva. Assim, o alargamento da cintura será evitado e o corpo se acostumará com a quantia dada, sem por isso passar fome.

Evitar as bebidas gasosas

As bebidas gasosas prejudicam o corpo e também causam inchaço, além de provocar eventualmente doenças cardiovasculares, conforme apontado por alguns estudos. Portanto, recomenda-se evitar ou reduzir seu consumo. Além disso, em muitos casos, são também bebidas açucaradas, que engordam e afetam adversamente a nossa saúde.
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Problemas nas costas

Vale ressaltar que algumas pessoas têm cintura muito larga em relação ao seu tamanho, mesmo emagrecendo, devido a problemas posturais. Por exemplo, aqueles que sofrem de lordose ou escoliose (desvios da coluna vertebral para frente ou para um dos lados) podem ter mais massa muscular ou gordura no abdômen ou nas laterais, porque o corpo sente a necessidade de criar um apoio natural para adequar o peso do corpo que, de outro modo, ficaria muito desequilibrado e desestabilizado. Será necessário realizar algum tipo de exercícios de reeducação postural ou alongamentos, yoga ou tai-chi. Os esportes bruscos em que o corpo pula serão os menos recomendados, como corrida ou ginástica aeróbica.



E que tal um acompanhamento semanal, aliado a um programa de exercícios e alimentação magra? Veja abaixo!







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Pesquisa confirma: emagrecer é a principal
resolução de ano novo das mulheres!
Quais são os desejos do brasileiros para o próximo ano? Pesquisa realizada pelo Minha Vida com 426 mulheres e 81 homens revela que o principal objetivo delas para 2015 é emagrecer, enquanto fazer atividades físicas com regularidade está no topo das metas masculinas. Confira as dez principais promessas de mulheres e homens para o Ano Novo, lembrando que os participante da pesquisa puderam eleger mais de um objetivo livremente:

TOP 10 - Mulheres

1. Emagrecer - 42%
2. Economizar dinheiro - 30%
3. Fazer minhas atividades físicas com regularidade - 29%
4. Cuidar mais da minha saúde em geral - 25%
5. Melhorar minha alimentação - 21%
6. Começar a fazer exercícios - 19%
7. Desenvolver mais meu lado espiritual/religioso - 18%
8. Dormir melhor - 17%
9. Viajar mais - 16%
10. Estressar menos - 16%

TOP 10 - Homens

1. Fazer minhas atividades físicas com regularidade - 31%
2. Cuidar mais da minha saúde (em geral) - 30%
3. Emagrecer - 28%
4. Economizar dinheiro - 27%
5. Dormir melhor - 27%
6. Melhorar minha alimentação - 23%
7. Ficar com a barriga tanquinho - 21%
8. Viajar mais - 20%
9. Quitar minhas dívidas - 17%
10. Me tornar uma pessoa melhor - 16%

Analisando os detalhes, a pesquisa do Minha Vida mostra outras curiosidades. Enquanto as mulheres solteiras destacam que querem economizar dinheiro em 2015, os homens solteiros esperam encontrar uma namorada no ano que vem. Já as separadas buscam por um novo relacionamento e os separados querem se tornar pessoas melhores. Considerando as diferenças regionais, para as cariocas, a principal meta é cuidar da saúde. Os homens do Rio também se diferem dos demais ao revelarem que a principal resolução de Ano Novo é economizar dinheiro. Quem também não segue o padrão geral dos outros Estados são as baianas: 44% delas têm como objetivo principal a saúde financeira, mostrando-se mais preocupadas com o bolso que com o corpo.

Ainda de acordo com a pesquisa do Minha Vida, força de vontade será a maior aliada da maioria das mulheres para alcançarem suas metas, enquanto os homens apostam principalmente na organização e disciplina. Mesmo assim, 58% das participantes já fizeram essas promessas antes, mas não cumpriram. Entre os homens, esse índice cai para 36%. Considerando exclusivamente as resoluções para 2014, apenas 15% das mulheres e 19% dos homens chegam ao final do ano com os objetivos traçados e realizados. Mas é tempo de renovaçãé uma nova chance se inicia nos próximos dias. Vale ressaltar que os 507 participantes da pesquisa "Promessas de Ano Novo 2014-2015" do Minha Vida residem nos Estados da Bahia, do Ceará, de Minas Gerais, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo, além do Distrito Federal, e a grande maioria dos respondentes tem de 25 anos a mais.

Maior site de saúde e bem-estar do Brasil
Com 10 anos de atuação, o Minha Vida é o maior site de saúde e bem-estar do Brasil, reunindo mais de 13 milhões de pessoas únicas por mês e 23 milhões de usuários cadastrados. Tem como missão democratizar informações de saúde e bem-estar de credibilidade, melhorando a qualidade de vida da população. Desde 2009, é uma empresa apoiada Endeavor. É uma empresa privada e independente e seu faturamento é obtido por meio da venda de publicidade e de assinaturas do seu programa de emagrecimento saudável (Dieta e Saúde).

  Mais informações sobre o Minha Vida para a imprensa:
Alexandre Moreno (alexandre@bansen.com.br) e Clean Barros (clean@bansen.com.br)
BANSEN & Associados Comunicação



PROGRAMA PIONEIRO DE EMAGRECIMENTO COM DICAS DE PILATES



Que tal ver um pouquinho?  http://bit.ly/dica-01 (aí você saberá os passos do programa)

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VEJA O VÍDEO

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