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1. É pessoal

Oito horas que nada. O sono tem cinco fases e ocorre em ciclos de 90 minutos. A ideia de dividir o dia em três e ter oito horas de sono é cria da Revolução Industrial e não funciona para todo mundo. Alguns organismos podem precisar de seis horas de sono, outros nove.



2. Recuperação do sono, uma ilusão

Não adianta. Dormir mais aos finais de semana não é suficiente para reparar todos os danos causados à saúde pelas poucas horas de sono durante o restante da semana. O hábito pode até diminuir a sensação de sonolência e o stress, mas não é capaz de evitar problemas causados pela privação do sono, como dificuldade de concentração.

3. Sério, desliga esse celular

Ficar no Whatsapp e Facebook antes de dormir é cilada. Uma pesquisa recente indicou que trocar muitas mensagens pelo celular durante a noite são mais propensas a ter insônia, dormir poucas horas ou sentir mais cansaço ao longo do dia seguinte.



4. Aparência

Não dormir direito te deixa feio. A falta de sono reduz a liberação de hormônio de crescimento que, nos adultos, reduz os processos de regeneração celular. Isso resulta em flacidez, envelhecimento precoce, cabelo debilitado e um sistema imunológico enfraquecido. Além, é claro, de olheiras.

5. Perigo à saúde

Você pode até morrer. Sim, estudos conduzidos com ratos comprovam que se você não dormir de jeito nenhum dentro de alguns dias a morte é uma certeza. Além disso, um estudo publicado no periódico "Sleep" indica que dormir menos do que seis horas aumenta em 12% o risco de morte prematura. Para mais de nove horas, o risco era de 30%.

6. À base de remédios

Dormir mal é caso de saúde pública no Brasil. Os três medicamentos tarja-preta mais vendidos (Rivotril, Lexotan e Frontal) no país são ansiolíticos, que acalmam e ajudam a dormir. Juntos, os medicamentos vendem quase 15 milhões de caixas por ano. 



7. Faz mal ao cérebro
Dormir mal também pode causar danos cerebrais. Uma pesquisa divulgada no periódico Sleep indicou que uma noite de sono mal dormida pode aumentar em cerca de 20% de duas moléculas presentes no cérebro, a enolase neurônio-específica e a proteína S-100B. O número dessas moléculas aumentam no sangue sempre que ocorrem lesões cerebrais.  

8. Alivia a dor

Sonho conta como terapia. A fase do sono onde acontecem os sonhos, conhecida como REM (movimento rápido dos olhos, sigla em inglês), é importante para que o cérebro consiga controlar as memórias dolorosas. É “nos sonhos” que o cérebro ameniza nossa sensação em relação às memórias dolorosas.





 
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