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Iogurte, chá verde, uvas roxas, gérmen de trigo e linhaça são os alimentos que podem ajudar a melhorar o desempenho dos atletas nos treinos e provas
Por Bebel Clark

Segundo a nutricionitsa Cristiane Perroni, a alimentação saudável é fundamental para um bom desempenho de praticante de exercícios físicos. Além disso, é observada uma elevação da autoestima, maior disposição para trabalhar e realizar as atividades diárias e melhora da saúde.

- Precisamos fazer e rever metas e objetivos, motivação, autocontrole, ser flexível para realizar dieta e atividade física mais condizente com o nosso estilo de vida proporcionando saúde e prazer - disse Cristiane.

  




IOGURTE E LEITE FERMENTADO
São reconhecidos por probióticos, que possuem microorganismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. São usados como promotores de crescimento e como imunoestimulantes para prevenir e tratar doenças. Ingestão recomendada por dia: um copo durante o café da manhã.



CHÁ VERDE: CAMELLIA SINENSIS
O chá verde é rico em catequina (fitonutriente) da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Atua de forma benéfica na infecções virais e nos processos inflamatórios.



UVAS ROXAS: ANTIOXIDANTE
São fontes de vitamina C e de uma substância chamada resveratrol, que tem propriedades antioxidantes.



O TRIO DO BEM: TOMATE, MELANCIA E GOIABA
Um trio bom para o organismo. Ricas em licopeno, antioxidante fundamental para prevenir o
câncer de próstata que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. Dica: Com o tomate, dê preferência a sopas e molhos quentes, que potencializam o licopeno.



GÉRMEN DE TRIGO
Excelente fonte de vitamina E, que é um ótimo antioxidante, com função de proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e radicais livres. Além disso, a vitamina E interage com as vitaminas A e C e com o selênio, reforçando ainda mais suas propriedades. Dica: use em receitas de bolos, pães, massas ou coloque em sucos e iogurtes.



FARINHA DE LINHAÇA DOURADA
Fibra que melhora a função intestinal, contém fitoestrogenos, que amenizam os efeitos da menopausa e da TPM, gera saciedade e é rica em Ômega 3 e 6. Consumir uma colher de sopa uma vez ao dia.

Mais algumas sugestões: consuma muita água, fundamental para o equilíbrio do organismo, evite os exageros, sejam eles por gorduras, grandes volumes ou álcool e fuja de dietas de restrição, que podem gerar uma queda do sistema de defesa e por consequência, um aumento de gripes, resfriados ou outras patologias.

E tenha sempre em mente: para que os exercícios físicos sejam aliados da saúde, é fundamental que os cardápios do dia a dia sejam equilibrados, contendo proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais, além de água.



Quais os benefícios de uma alimentação saudável?
- Melhora o convívio social

- Controla o peso corporal

- Aumenta a densidade óssea

- Melhora a condição física e atlética

- Melhora a capacidade respiratória

- Aumento da capacidade de resistência

- Recuperação mais rápida após exercício

*é a pressão exercida pelo sangue contra a superfície interna das artérias. A força original vem do batimento cardíaco.

Fonte:saudavel8d.wordpress.com
 
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