Aumento de peso melhora qualidade de vida mental das mulheres

Que o excesso de peso e a obesidade levam à deterioração da saúde física não é nenhuma novidade.

Mas o que surpreendeu os pesquisadores é que as mulheres apresentam uma melhoria na qualidade de vida mental quando seu peso aumenta.

O resultado foi observado mesmo entre as mulheres que já estavam com excesso de peso quando o estudo começou.



Peso e saúde
Rolf Holle e Michael Laxy, do Centro Helmholtz de Munique (Alemanha), avaliaram dados que medem a associação entre o peso corporal e a qualidade de vida.

Durante um período de sete anos, eles monitoraram o peso de mais de 3.000 pessoas, calculando o índice de massa corporal (IMC) e avaliando a qualidade de vida relacionada à saúde, avaliada com base em um questionário padronizado.

Os resultados multiníveis foram consistentes, mostrando associações negativas entre o IMC (índice de massa corporal) e a saúde física, e associações positivas entre mudanças no IMC e a saúde mental.

"Os resultados mostram que a influência do peso do corpo sobre a saúde física e mental é complexa," reconhece Holle.

A compreensão dessas associações é fundamental para o desenvolvimento de estratégias medicamente eficazes e de baixo custo para prevenir e controlar a obesidade, tida como "epidemia mundial".

"O desafio é evitar o ganho de peso e suas consequências prejudiciais à saúde, como diabetes e, simultaneamente, estruturar os programas de tal forma que eles neutralizem deficiências no bem-estar mental. Neste contexto, devem ser consideradas também abordagens específicas por gênero," recomendam os cientistas.


  

Comentários