Evergreen

Canecas Feitas em Bambu

Oi, tudo bem? Me chamo Henrique Alves e essa é uma caneca de bambu...




















São poucas as árvores que são nativas em tantos lugares, ou que sejam tão conhecidas como o famoso bambu. Sendo tido como uma árvore que dá praticamente em qualquer lugar, e que se adapta às mais variadas oscilações climáticas, o bambu cresce em praticamente todo o mundo, de maneira nativa – o único continente que não o tem de maneira nativa é a Europa.
Caneca

Não são poucas as opções de artesanato e comércio artesanal de produtos feitos deste tipo de árvore e madeira: desde instrumentos musicais, até móveis, passando por brinquedos e muitas outras opções, o bambu PE largamente utilizado para a fabricação de muitas coisas – e uma dessas peças de artesanato são canecas feitas diretamente na árvore de bambu.
O efeito geral da peça fica realmente muito bonito: a árvore não é cortada e montada para virar caneca – a caneca é esculpida diretamente no tronco do bambu, quanto mais largo ele é naturalmente, maior a caneca resultante será. Uma vez pronto o corpo, são acrescentados um fundo, feito também em bambu serrado, e esculpido para fechar perfeitamente o fundo da caneca, e então uma alça, também cortada de um bambu, em forma de roda, que foca, então, oca.
Fazer

A peça deve ser esculpida quando o bambu está ainda ‘molhado’, ele não pode estar seco, por isso, deve ser fabricada logo depois do corte daquele pedaço de árvore. Uma vez esculpida, e montada – para fazer com que fundo e alça fiquem grudados no corpo principal da caneca pode-se usar cola para o fundo, e pequenas palhinhas entrelaçadas para afixar a alça, o que ainda dá um charme a mais à caneca – a peça deve secar por alguns dias, de preferência ao sol, para que fique seca e pronta para o uso ou venda.
Esse tipo de peça também pode ser decorado facilmente – uma das técnicas mais usadas para esse tipo de madeira é a queima de pequenas regiões, com um instrumento adequado e profissional, ou mesmo com um metal aquecido, permitindo que sejam desenhadas gravuras, ou que a caneca seja personalizada, com nomes e afins. Da mesma maneira, decorá-la com desenhos, pintá-la com verniz ou mesmo deixá-la natural são boas opções – tudo depende muito do gosto da pessoa que a faz, e também daquele que irá consumi-la depois.
Decorado
 
As peças artesanais em bambu podem alcançar um bom preço de mercado, dependendo muito da qualidade da peça produzida, e do trabalho artesanal feito nela depois de pronta, como decoração e afins. Uma caneca de bambu simples pode ser vendida por R$3,00 reais, podendo alcançar até R$15,00 reais dependendo da região em que será vendida e do tipo de decoração aplicado nela

Comentários