Posturas Viciosas em Crianças

Crianças sofrem mais com dores da coluna diante das novas tecnologias

Nos dias atuais, onde as brincadeiras ao ar livre são restritas aos finais de semana, o tempo livre das crianças é quase sempre dedicado à TV e aos jogos eletrônicos. Imagens, cores, sons e movimentos de última geração atraem o interesse dos pequenos e despertam a sensação de segurança aos pais, já que os filhos estão seguros dentro de casa. Porém, o videogame pode não ser uma brincadeira tão inocentes assim. Segundo a fisioterapeuta do Instituto Patrícia Lacombe, Kátia Sonsin, horas seguidas diante da TV ou do computador podem levar a criança ou adolescentes a uma série de problemas como desalinhamento nos grupos musculares, alteração do eixo corporal e até mesmo Ler e tendinite: “Isso ocorre porque a má postura é quase sempre uma condição comum entre os pequenos. Na maioria das vezes as crianças passam horas seguidas jogando videogame e o uso indevido dos grupos musculares de todo o corpo acarreta stress muscular, que por consequência e com o passar do tempo, gera hábitos posturais errôneos”. A fisioterapeuta alerta que com o passar dos anos o prejuízo é ainda maior. “Estas posturas viciosas e inadequadas podem gerar lesões osteoneuromusculares,  escoliose e até hérnia de disco”.
Para que as crianças fiquem apenas com a diversão proporcionada pelo videogame, Kátia orienta aos pais que avaliem a postura de seus filhos durante a brincadeira e evite que os movimentos repetitivos sejam feitos por tempo prolongado. “Limitar o tempo de jogo é o primeiro passo, outra importante dica é ensinar a criança a ouvir as queixas do seu próprio corpo e a respeitar os limites que ele impõe”, explica.
Outra orientação é adotar a postura ideal durante a brincadeira: “Quando a criança ou adolescente estiver sentado deve manter sempre os apoios dos pés no chão, quando estiver em pé é importante manter o olhar na linha do horizonte. Além disso, a cada hora de jogo é importante fazer alongamentos ou caminhar por alguns minutos”, orienta a fisioterapeuta.
A prática da Ginástica Holística tem ajudado na melhora da condição física também em casos como esses, pois o método de trabalho corporal global traz a simetria muscular o que favorece e facilita a manutenção da postura ideal durante o desenvolvimento desta tarefa.
Confira alguns movimentos da Ginástica Holística, sugeridos pela fisioterapeuta, que devem ser praticados pelas crianças apaixonadas pelos games.

Tubo em candelabro
Deitado de barriga para cima, pernas dobradas. Posicionar o tubo (PVC 1m x 10cm) no chão e deitar sobre ele, na vertical, com o apoio de toda coluna e da cabeça. Manter as pernas dobradas.  Abrir os braços em cruz, manter cotovelos fixos no chão. Deslizar o dorso das mãos e antebraços para cima, sem descolar do chão, até o ângulo de 90°, se possível, formando a posição de um candelabro de velas com os braços. Se não for possível manter os braços nesta posição, retomar um ângulo confortável, que tenha o apoio do dorso da mão no chão (o ganho será gradativo). Respirar pausadamente durante 5 minutos, com a intenção de abaixar as costelas ao soltar o ar.
Saiba mais: excelente movimento para ganhar melhor alinhamento da coluna, abrir ombros e manter uma boa postura. Deve ser feito com frequência, alivia as tensões do dia a dia.

Mão boba
Sentado. Segurar um punho com a mão oposta, mantendo a palma virada para baixo. Manter braço e ombro deste lado bem relaxado. A mão que segura vai sacudir a outra, até sentir um leve formigamento ou relaxamento da mão sacudida.  Descansar, observar o corpo e repetir com a outra mão.
Saiba mais: proporciona relaxamento muscular e ativação da circulação sanguínea. Bom para os intervalos de digitação por aumentar a velocidade dos dedos. É utilizado também para aquecer as mãos nos dias de frio. 

Movimento Redresses
Movimento: em pé, pés paralelos e unidos, cruzar as mãos e apoiá-las na região da nuca. Na expiração, fazer uma tração em direção ao teto ao mesmo tempo em que apóia os pés contra o chão. Repetir três vezes.
Saiba maistracionar a coluna, ganhar espaço entre as vértebras, solicitar a musculatura profunda.

  

Instituto Patrícia Lacombe
A Ginástica Holística é praticada a mais de 70 anos na Europa e cerca de 20 anos no Brasil. Já o Instituto Patrícia Lacombe, ao longo de sete anos através da prática da Ginástica Holística e mais de 20 mil atendimentos por mês, tem amenizado o desconforto das pessoas e evitado casos cirúrgicos decorrentes dos mais diversos problemas de coluna, articulações e tendões.
O IPL possui sede própria no Cambuí, em Campinas, duas unidades na cidade de São Paulo (Alphaville e Paulista) e 11 Unidades de Correção Postural, implantadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Brasília em parceria com a Amil, maior operadora de planos de saúde do país.

À disposição,
Alessandra Fraga
Comunicação e Relacionamento
Instituto Patrícia Lacombe

Comentários