Veja 5 passos para ganhar confiança na carreira

Estar confiante ajuda a conseguir apoio para projetos e a alcançar objetivos.
Postura e forma de se comunicar e defender ideias são alguns caminhos.

 

A confiança é importante tanto durante os processos seletivos para conquistar a vaga de emprego quanto na tentativa de ser promovido no trabalho. A consultora de carreiras Jen Hubley Luckwaldt, do PayScale, afirma que, mesmo se a pessoa estiver completamente feliz onde ela está na escala corporativa, estar confiante irá ajudá-la a convencer outras pessoas a apoiá-la nos seus projetos e alcançar seus objetivos.

Se a pessoa não for naturalmente confiante, ela indica fingir até conseguir o que quer. "Se você pode dar uma impressão convincente de confiança, você pode enganar todas as pessoas importantes em qualquer interação: chefes, colegas de trabalho, até você mesmo", diz. Veja as dicas:

 

Sente-se de forma ereta
A boa postura afeta a forma como os outros pensam de nós, mas o mais importante ainda é que melhora a forma como pensamos sobre nós mesmos, de acordo com pesquisa da Universidade de Ohio. "A maioria de nós foi ensinada que sentar-se de forma ereta dá uma boa impressão para outras pessoas", diz Richard Petty, professor de psicologia e coautor do estudo. "Mas acontece que a nossa postura também pode afetar a forma como pensamos sobre nós mesmos. Se você senta-se de forma ereta, você convence a si mesmo de que é essa postura que você deve ter".

Não tenha medo do silêncio
Muitas pessoas conversam quando estão nervosas. Policie-se para evitar essa tática. Lembre-se de que o que parece ser agonizante ficar cinco minutos em silêncio provavelmente significará apenas alguns segundos de pausa entre os pensamentos. É melhor não dizer nada do que dizer algo que não significa nada.

Envolva-se com outras pessoas
Faça perguntas, use técnicas para ouvir e mantenha sua mente sempre alerta na interação com as outras pessoas. Não cheque o seu telefone ou o relógio na parede nem mexa nas unhas. Esteja de corpo e alma na entrevista, reunião ou conversa que você está tendo.

Abafe as emoções
"Leve as coisas de forma tranquila e serena, isso é uma ótima maneira de colocar de lado as emoções e enterrar o autêntico você. Seja feliz e animado e permita que o mundo veja isso. Sua alegria e sua confiança serão contagiantes", diz Jen Hubley Luckwaldt, citando o autor Sean Platt.

Defenda suas ideias
É tentador identificar-se ou aliar-se com pessoas que o seu entrevistador ou chefe admiram. Mas, além de não ser bem visto, mostra que você acha que suas próprias ideias não são boas o suficiente. Pessoas confiantes não têm medo de se levantar e dizer: "Isso é o que eu penso." E esse é o tipo de auto-confiança que inspira confiança em outras pessoas.

Comentários