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ESPORTE QUE CONQUISTOU FAMOSOS FOI CRIADO POR BRASILEIRA



Recentemente o cantor Zezé Di Camargo e a namorada Graciele Lacerda revelaram nas redes sociais o novo segredo para manter a forma. Na foto ele segura a companheira pelos braços em um exercício de NeoPilates. A modalidade criada no Brasil também conquistou a preferência de outras celebridades.

Usando apenas a força do próprio corpo em movimentos que combinam exercícios do pilates, circo e treino funcional o NeoPilates é a nova moda entre os apaixonados por saúde. O que poucas pessoas sabem é que a modalidade nasceu em Santa Catarina, com a fisioterapeuta Amanda Braz, natural de Lages e que, atualmente, mora em Florianópolis. Com equipamentos próprios para esta prática o NeoPilates, em apenas dois anos, já faz parte da vida de 70 mil alunos e de mais de 1200 instrutores no Brasil, Austrália e Canadá.

O crescimento da modalidade fez com que fosse programado o 1º Congresso Brasileiro de NeoPilates, em Florianópolis. O evento que ocorre entre os dias 07 e 09 de novembro está com as últimas inscrições abertas para instrutores aperfeiçoarem as técnicas. Workshops de Neopilates em pranchas de Stand Up Padlle, Slackline e tecido acrobático serão oferecidos. Na oportunidade ocorrerá ainda os lançamentos do livro NeoPilates, e do novo equipamento Mouse Fit, além da Associação Brasileira de NeoPilates.

Com resultados estéticos já nos primeiros meses o esporte, que queima cerca de 500 calorias por hora, tem como vantagens a melhora na postura, flexibilidade e respiração dos praticantes. Benefícios que conquistaram, além do casal Zezé di Camargo e Graciele Lacerda, as atrizes Isis Valverde, que frequentemente publica fotos das aulas de NeoPilates, e Larissa Maciel.


Créditos foto: Amanda Braz (Foto: Divulgação)
Juliana Knust (Foto: Reprodução/Instagram)
Isis Valverde (Foto: Reprodução/Instagram)










Em Que Consiste o Treino HIIT?

High Intensity Interval Training ou simplesmente treinamento intervalado de alta intensidade, como o próprio nome sugere é um programa de treinamento que consiste na execução do exercício a alta intensidade, ou seja:

Digamos que você irá fazer o HIIT na esteira:

Você terá que executar o exercício aplicando o seu máximo por um determinado período de tempo, seguido de um pré-definido “intervalo” onde será apenas reduzida a intensidade do exercício, mas você não pára até que o tempo estipulado esteja completo.

Um dos benefícios deste método de treino intervalado de alta intensidade é que mesmo após o termino da sua sessão você ainda continua queimando calorias. O conceito por trás deste treino é fazer com que a energia anaeróbica prevaleça durante o período de alta intensidade a qual fará com que sua taxa metabólica basal em repouso continue queimando calorias. Exatamente o processo necessário para reduzir o peso.

Além de ser um ótimo método de treino para perder a gordura, o treino intervalado de alta intensidade também contribui para aumentar a performance anaeróbica o qual é benéfico principalmente para aqueles que participam em corridas, ou até mesmo para aumentar a resistência física de quem treina com pesos, diminuindo o tempo de recuperação e possibilitando a execução de mais repetições. Em exercícios para as pernas por exemplo.    

HIIT não é um substituto do treinamento aeróbico, muito pelo contrário. Embora sejam ambos treino para queimar calorias, o exercício aeróbico de um modo geral ainda é a atividade física mais aconselhável para a maior parte das pessoas, principalmente para iniciantes, no entanto nada impede que este método de treino intervalado de alta intensidade seja praticado por qualquer pessoa.

Para comprovar se a teoria por trás deste método de treino realmente é eficaz, foi desenvolvido um estudo na Universidade de Macmaster no Canada onde um grupo composto pelos melhores cientistas na aérea do desporto vindos de todo o mundo, executaram um teste em atletas de elite utilizando o seguinte protocolo:

60 segundos de exercício intenso a 95% do VO2 Max seguido de um intervalo de 75 segundos durante 8 sessões. Foi constatado que em apenas 3 sessões por semana que o treino intervalado a alta intensidade proporciona resultados equivalentes a 5 horas de exercícios aeróbicos por semana a uma intensidade de 50 a 70% de VO2 Max.

Ou seja, além de ser um ótimo método de treinamento para o emagrecimento e aumento do nível de fitness, também oferece grande vantagem para aqueles que não querem ou não podem dispensar muito tempo na academia.

Com que Frequência Fazer o Treino HIIT


Ao contrário do treino aeróbico o qual requer que seja praticado entre 5 a 7 dias por semana durante pelo menos 30 minutos a uma intensidade de 50 a 90% (FCM) para melhorar a saúde cardiovascular e entre 3 a 5 dias por semana com uma intensidade de 55 a 90% da frequência cardíaca máxima e duração entre 20 a 60 minutos para melhorar o nível de fitness. 

Por serem requisitados períodos de alta intensidade embora que por curta duração, este método de treino não deve ser praticado todos os dias pois pode influenciar negativamente no ganho de massa muscular assim como resultar em overtraining.

HIITdeve ser praticado no máximo 3 vezes por semana, e principalmente deve ser intercalado para que não coincida com exercícios de musculação 

Se o seu objetivo principal for perder peso, o aconselhado será alternar entre os métodos de treinamento, por exemplo:

Faça o HIIT na segunda-feira por um período entre 15 a 60 segundos máximos, seguidos de um intervalo equivalente ou menor ao tempo escolhido (caso necessite de mais tempo para se recuperar, aumente o tempo de intervalo mantendo assim a boa forma física na execução no exercício.) repetindo a sequência por 8 series a seguir poderá fazer o treino aeróbico normalmente desde que seja a baixa intensidade.

O importante é dar o devido descanso de no mínimo 48 horas entre sessões para que os músculos se recuperem antes de voltar a fazer um treino de alta intensidade. 


video



Aceite esse desafio:  http://bit.ly/desafiopip

- fonte:fitnessesportenutricao.com









 
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