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Profissional alerta sobre os perigos em torno da perda de peso por intermédio de exercícios efetuados nos locais destinados a qualidade de vida

Quando objetiva-se o emagrecimento as opções adotadas são a repaginação da alimentação e, claro, a busca pela qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas. A segunda questão, no caso, gera dúvidas com relação ao fator “benefício”, pois só fazer exercícios pode não significar saúde em dia. Pelo contrário, além de não emagrecer, o corpo pode sofrer danos que ocasionarão malefícios irreversíveis.

O professor de educação física e diretor da LIFE PQV, Márcio Aldecoa, dá algumas dicas para quem deseja incluir a atividade física na rotina em prol do emagrecimento saudável. Ele alerta para a importância da checagem do estado de saúde antes de partir para a academia, o papel do profissional de educação física no acompanhamento do aluno e, essencialmente, ter paciência para obter e notar os resultados:

1 – Antes de entrar em qualquer academia e buscar o emagrecimento, é indicado passar em um médico e realizar exames que apontam o real estado de saúde. O famoso “check-up” em diferentes exames, incluindo análise do coração, pode direcionar o melhor método para que a pessoa tenha resultados no que pretende, principalmente no emagrecimento, que envolve vasta gama da prática de atividades mais cansativas.

É importante também salientar que para o caso do emagrecimento a consulta com um nutricionista pode ajudar. Este profissional vai passar a perda necessária de peso ao paciente. Assim, garante margem de segurança nas atividades e, claro, auxilia o professor da academia no direcionamento de atividades seguras ao aluno.

2 – Assim que o aluno (a) tiver em mãos os exames, pode levá-los ao professor de educação física que será seu guia na academia. A partir disso ele fará um mapeamento de atividades que poderão ser praticadas. No caso do emagrecimento, os exercícios aeróbicos são os mais realizados. Ou seja, andar, correr, fazer bicicleta e natação, entre outros. Por isso, também, é importante o aluno seguir as dicas do professor. Esses exercícios, se mal feitos, podem ocasionar lesões sérias.

3 – Uma coisa é fundamental: nenhum professor de educação física tem por dever indicar alguma alimentação para o bom emagrecimento. O seu dever é recomendar a consulta com o nutricionista para que seja feito o trabalho com segurança e qualidade de vida. Ao menos que o professor tenha graduação em nutrição. Então, o aluno deve estar atento a esta recomendação.

4 – Seguindo esta linha de conduta, quem deseja emagrecer terá resultados satisfatórios. Com o acompanhamento do nutricionista e do professor de educação física, será possível notar resultados nos primeiros meses da ação. Vale ressaltar que os bons resultados são obtidos sem os tais programas de emagrecimento “milagrosos”, mas sim, com muito esforço e determinação. É preciso que o aluno tenha mudança nos hábitos de vida, entretanto, atrelado a isso, é fundamental que haja a conscientização de que precisa ter uma vida mais regrada, sem excessos na prática das atividades.


Fonte - Márcio Aldecoa (foto) é professor de educação física desde 1988, quando recebeu graduação da Faculdade de Educação Física do ABC. Em 2005 fez pós-graduação em Ginástica Especial Corretiva na UniFMU e em 2007 fez pós-graduação em ergonomia, na Universidade Gama Filho.

Aldecoa é diretor da LIFE PQV, que presta serviços de qualidade de vida ao mercado corporativo há 13 anos, e coleciona cases com importantes empresas nacionais e internacionais. O profissional também realiza atividades voltadas para difusão de informações de bem-estar com grupos na região do ABC Paulista, em São Paulo.

Canal no Youtube - http://www.youtube.com/user/LIFEPQVSCS

FACEBOOK - https://www.facebook.com/LifePqv

  



Sobre a Life PQV – A Life PQV é especializada em prestação de serviços ligados à qualidade de vida para o mercado corporativo e Poder Público que inclui ações como Ginástica Laboral, academias corporativas e avaliações ergonômicas, entre outras.

Com sede em São Caetano do Sul, a empresa atua há 13 anos e tem colecionado cases corporativos com programas internos de saúde para prevenção de acidentes de trabalho, maior produtividade e redução de problemas ligados ao afastamento de funcionários, entre outras questões trabalhistas. A Life tem na lista de clientes nomes como Coop (Cooperativa de Consumo), Kostal Eletromecânica, Adria Alimentos, Espro (Associação de Ensino Social Profissionalizante) e APV South América, entre outros. Mais informações no www.lifepqv.com.br



3 MÉTODOS INTERESSANTES PARA QUEM DESEJA EMAGRECER





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Sabe-se que cerca de 60% da população brasileira encontra-se acima do peso. O grau máximo desses números está situado nas grandes cidades. Pela vida corrida que as pessoas nas grandes metrópoles levam, acaba caindo no esquecimento a prática de uma vida saudável, que consiste em treinar o corpo, dia após dia.

Pode ser uma tarefa árdua, mas qual esforço não vale a pena, se temos o resultado desejado?

Garanta uma aposentadoria mais saudável. Aproveite seu tempo de descanso para viagens constantes, que te façam ver o resto do mundo que você não conseguiu conhecer em sua vida ativa.


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NO QUE SE BASEIA O D21?

HIIT - VEJA ABAIXO

TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE FUNCIONA?






Em Que Consiste o Treino HIIT?

High Intensity Interval Training ou simplesmente treinamento intervalado de alta intensidade, como o próprio nome sugere é um programa de treinamento que consiste na execução do exercício a alta intensidade, ou seja:

Digamos que você irá fazer o HIIT na esteira:

Você terá que executar o exercício aplicando o seu máximo por um determinado período de tempo, seguido de um pré-definido “intervalo” onde será apenas reduzida a intensidade do exercício, mas você não pára até que o tempo estipulado esteja completo.

Um dos benefícios deste método de treino intervalado de alta intensidade é que mesmo após o termino da sua sessão você ainda continua queimando calorias. O conceito por trás deste treino é fazer com que a energia anaeróbica prevaleça durante o período de alta intensidade a qual fará com que sua taxa metabólica basal em repouso continue queimando calorias. Exatamente o processo necessário para reduzir o peso.

Além de ser um ótimo método de treino para perder a gordura, o treino intervalado de alta intensidade também contribui para aumentar a performance anaeróbica o qual é benéfico principalmente para aqueles que participam em corridas, ou até mesmo para aumentar a resistência física de quem treina com pesos, diminuindo o tempo de recuperação e possibilitando a execução de mais repetições. Em exercícios para as pernas por exemplo.    

HIIT não é um substituto do treinamento aeróbico, muito pelo contrário. Embora sejam ambos treino para queimar calorias, o exercício aeróbico de um modo geral ainda é a atividade física mais aconselhável para a maior parte das pessoas, principalmente para iniciantes, no entanto nada impede que este método de treino intervalado de alta intensidade seja praticado por qualquer pessoa.

Para comprovar se a teoria por trás deste método de treino realmente é eficaz, foi desenvolvido um estudo na Universidade de Macmaster no Canada onde um grupo composto pelos melhores cientistas na aérea do desporto vindos de todo o mundo, executaram um teste em atletas de elite utilizando o seguinte protocolo:

60 segundos de exercício intenso a 95% do VO2 Max seguido de um intervalo de 75 segundos durante 8 sessões. Foi constatado que em apenas 3 sessões por semana que o treino intervalado a alta intensidade proporciona resultados equivalentes a 5 horas de exercícios aeróbicos por semana a uma intensidade de 50 a 70% de VO2 Max.

Ou seja, além de ser um ótimo método de treinamento para o emagrecimento e aumento do nível de fitness, também oferece grande vantagem para aqueles que não querem ou não podem dispensar muito tempo na academia.

Com que Frequência Fazer o Treino HIIT


Ao contrário do treino aeróbico o qual requer que seja praticado entre 5 a 7 dias por semana durante pelo menos 30 minutos a uma intensidade de 50 a 90% (FCM) para melhorar a saúde cardiovascular e entre 3 a 5 dias por semana com uma intensidade de 55 a 90% da frequência cardíaca máxima e duração entre 20 a 60 minutos para melhorar o nível de fitness. 

Por serem requisitados períodos de alta intensidade embora que por curta duração, este método de treino não deve ser praticado todos os dias pois pode influenciar negativamente no ganho de massa muscular assim como resultar em overtraining.

HIITdeve ser praticado no máximo 3 vezes por semana, e principalmente deve ser intercalado para que não coincida com exercícios de musculação 

Se o seu objetivo principal for perder peso, o aconselhado será alternar entre os métodos de treinamento, por exemplo:

Faça o HIIT na segunda-feira por um período entre 15 a 60 segundos máximos, seguidos de um intervalo equivalente ou menor ao tempo escolhido (caso necessite de mais tempo para se recuperar, aumente o tempo de intervalo mantendo assim a boa forma física na execução no exercício.) repetindo a sequência por 8 series a seguir poderá fazer o treino aeróbico normalmente desde que seja a baixa intensidade.

O importante é dar o devido descanso de no mínimo 48 horas entre sessões para que os músculos se recuperem antes de voltar a fazer um treino de alta intensidade. 





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- fonte:fitnessesportenutricao.com


 
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