Dieta sem Glúten: Necessidade ou Modismo?

Por: Dra. Cátia Sousa Palma

Diante da epidemia global de obesidade no mundo, tornou-se cada vez maior a necessidade crescente de novas “descobertas” que levem às pessoas a perderem peso com mais facilidade e “mais saúde”.

Por esse fato, a dieta sem glúten, antes utilizada apenas  por pacientes com doença celíaca, vêm conquistando vários adeptos do estilo de vida saudável, visando a perda de peso e melhora da qualidade de vida.

A pergunta é: Será que isso é realmente necessário? Ou seja, a dieta sem glúten em pessoas normais tem realmente algum benefício?

O glúten é a principal proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e no malte (subproduto da cevada). No trigo, ele se divide em gliadina,(que produz efeitos na permeabilidade da mucosa intestinal) e gluteinina.

Na cevada, em hordeína e no Centeio, em secalina. Esses dois últimos, não são exatamente glúten, mas são igualmente tóxicos para pacientes com doença celíaca.

As doenças relacionadas ao glúten são: A doença celíaca, a dermatite herpetiforme, alergia ao glúten e a sensibilidade ao glúten não-celíaca (diagnóstico de exclusão, ou seja, apenas quando eliminada a hipótese de doença celíaca).

A doença celíaca é uma doença inflamatória crônica do intestino delgado, caraterizada pela intolerância permanente ao glúten em indivíduos geneticamente susceptíveis.  É a sensibilidade mais comum, acometendo aproximadamente 1% da população.

O que muitos não sabem é que a sorologia para determinação de anticorpos e a biópsia intestinal são necessárias para o diagnóstico correto.

O paciente pode ser assintomático, ter poucos sintomas ou apresentar um quadro de sintomas clássicos com diarreia, flatulência, dor abdominal, dentre outros.

O único tratamento disponível é a dieta totalmente isenta de glúten.

A dermatite herpetiforme   pode ser uma variante da doença celíaca. O paciente acometido apresenta lesões de pele pruriginosas, com sensação de queimadura intensa e coceira. A dieta sem glúten pode auxiliar no controle das lesões de pele dos pacientes. A alergia ao glúten é uma condição anafilática aguda com a presença de imunoglobulina ao glúten.

A sensibilidade ao glúten não –celíaca é caracterizada por sinais clínicos induzidos após a ingestão de glúten porém, sem os critérios diagnósticos da doença celíaca.

Pode ser também atribuída a digestão incompleta de substâncias fermentáveis presentes no trigo. Além disso, a sensibilidade ao glúten não-celíaca pode apresentar vários espectros de sinais e sintomas tornando o diagnóstico ainda mais complicado.

  


A retirada do glúten neste caso, carece de especificidade e pode produzir um efeito placebo da dieta em relação à melhora dos sintomas.

O glúten no organismo de pessoas sensíveis a ele pode provocar reações como flatulência, diarreia e fadiga. O nutriente é absorvido pelo aparelho digestivo, mas possui ação sistêmica.

Para pessoas saudáveis há controvérsias na sua restrição.

Especialistas em nutrologia são a favor da retirada do glúten devido a sua difícil digestão e a não obrigatoriedade da ingestão desse nutriente.

A perda de peso relacionada a retirada do glúten da dieta não é comprovada cientificamente. Acredita-se que a perda ponderal seja explicada pela troca por alimentos mais saudáveis, por mais atenção aos rótulos dos alimentos e  às suas composições, pela  retirada de alimentos gordurosos do que pela retirada do glúten em si.

Outras doenças tais como: o diabetes tipo 1, a  doença tireoidiana auto-imune, a artrite reumatoide, a síndrome do intestino irritável, baixa massa óssea, artralgias ou artropatias dentre várias doenças, estão seguramente associados à doença celíaca.

A retirada do glúten da dieta nas pessoas com essas doenças pode melhorar alguns sinais e sintomas, mas ainda são necessários mais estudos para a sua recomendação.

Diante das diversas polêmicas que têm se observado recentemente nas mídias sociais em relação às dietas com ou sem glúten para pacientes não celíacos, permanecem as dúvidas e a necessidade de mais estudos.

E fica a pergunta: - Os sensíveis ao glúten hoje serão os celíacos de amanhã ?




Créditos:

Dra. Cátia Sousa Palma é Médica especializada em Endocrinologia, Diabetes e Metabologia pela UERJ, Mestre em Ciências - Fisiopatologia Clínica e Experimental pela UERJ, Doutoranda do Programa de Fisiopatologia Clínica e Experimental da UERJ e Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia , da Sociedade Brasileira de Diabetes e do European Association for Study of Diabetes (EASD), além de Médica do Programa de Prevenção Personal System/Care Plus - Rio de Janeiro e Médica Prescritora do Método Pronokal.
www.catiasousapalma.com.br



ATITUDE QUE MUDOU UMA VIDA



UM EXEMPLO A SEGUIR, MAS VOCÊ COMPREENDE?

Tracy Henderson, de 30 anos, de Glasgow, chegou a pesar 177 kg, quando resolveu mudar sua dieta e fazer exercícios, se tornando uma instrutora fitness recentemente. 
A mulher acordava no meio da noite, lutando para respirar devido à obesidade, e perdeu incríveis 114 kg em dois anos. 

Tracy Henderson, que agora é uma instrutora fitness, era tão gorda que não conseguia tomar banho corretamente,e nem colocar o cinto de segurança em volta de sua cintura. 
Tracy Henderson, que agora é uma instrutora fitness, era tão gorda que não conseguia tomar banho corretamente, e nem colocar o cinto de segurança em volta de sua cintura. 

Tracy Henderson era tão obesa que não conseguia tomar bando corretamente, e mudou radicalmente sua dieta para perder peso

Ela mudou sua dieta e iniciou a prática de exercícios físicos, alterando sua rotina de intimidações e preconceitos pelo peso, além da baixa estima. 


Tracy disse: “Eu era intimidada na escola e começava a comer mais para me fazer sentir melhor. Como eu era enorme, as pessoas começaram a gritar apelidos para mim na rua e até mesmo jogar as coisas de seus carros.” 

Tracy começou a ter ataques de pânico que a deixavam incapacitada, e foi diagnosticado aos 19 anos com agorafobia, um distúrbio de ansiedade que, na maioria das vezes, está associado às crises de medo. 

Ela foi repetidamente levada para o hospital devido a dores agonizantes no peito, onde os médicos disseram a ela para perder peso se quisesse viver bem. 

Depois de uma dieta de baixa gordura e se alimentando de carnes magras, legumes e frutas, Tracy rapidamente viu seu peso cair. 

Em apenas um ano ela perdeu 95 kg e sua agorafobia e a depressão tornaram-se coisas do passado. 

Ela agora pesa apenas 63 kg e acaba de se qualificar como uma instrutora fitness, a fim de ajudar os outros.

E QUE TAL UM ACOMPANHAMENTO SEMANAL, ALIADO A UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS E ALIMENTAÇÃO MAGRA? VEJA ABAIXO!







Sabe-se que cerca de 60% da população brasileira encontra-se acima do peso. O grau máximo desses números está situado nas grandes cidades. Pela vida corrida que as pessoas nas grandes metrópoles levam, acaba caindo no esquecimento a prática de uma vida saudável, que consiste em treinar o corpo, dia após dia.

Pode ser uma tarefa árdua, mas qual esforço não vale a pena, se temos o resultado desejado?

Garanta uma aposentadoria mais saudável. Aproveite seu tempo de descanso para viagens constantes, que te façam ver o resto do mundo que você não conseguiu conhecer em sua vida ativa.




Voltado para um público que necessita de resultados mais imediatos, mas duradouros, o programa D21, da fisioterapeuta Olivia Andriolo, tem feito sucesso entre mulheres que levam uma vida mais atribulada e não dispõem de muito tempo para frequentar uma academia! Olha os vídeos aí!
Este curso custa 297,00 e você pode adquirir após o vídeo.



Clique na imagem para assistir o vídeo


E que tal associar uma substituição de gordura por músculos? Massa magra!

 compre aqui






TENHA MAIS SAÚDE ATÉ O NATALE AINDA AJUDE QUEM PRECISA
Não fique de fora! Participe do grupo saudável para receber dicas da Revista FisioBrasil, encorajamento, exercícios, programas alimentares e tudo mais que possa te ajudar a atingir a meta de emagrecer com saúde até o natal.

Emagrecer para doar em alimentos!

Comentários