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Especialista em qualidade de vida in company revela as 10 principais características do estresse e explica que, quando o problema não é devidamente tratado, ele pode facilmente evoluir para a Síndrome de Bournout e causar afastamento do profissional


Segundo dados divulgados pela International Stress Management Association (Isma- BR), cerca de 70% da população economicamente ativa no país revela sintomas de estresse. Entre os mais comuns – e que muitos de nós já conhecemos-, estão: irritabilidade, insônia, falha de memória, diminuição do entusiasmo e desorganização. “A exigência no mercado de trabalho é cada vez maior. A autocobrança, a pressão no ambiente de trabalho e fatores econômicos são decisivos quando falamos em estresse profissional. O que não nos atentamos – digo as empresas, principalmente-, é para a consequência desse conjunto de sintomas”, explica Evelen Spilla, diretora da WED Consultoria, especializada em saúde e qualidade de vida in comany.

De acordo com a especialista, os sintomas acima são apenas alguns, diretamente relacionados ao ambiente profissional, “que, quando não tratada devidamente, evolui para a Síndrome de Bournout e, em alguns casos, para o afastamento do profissional”.
Para Evelen, o segredo está em ‘equilibrar’ funções e ter transparência na relação empresas x colaborador. “Os profissionais acumulam atividades porque se sentem testados pelas empresas, em produzir o máximo que pode. O ideal é haver espaço para diálogo e transparência na relação”.

O que se deve analisar é: Para cada funcionário afastado por estresse, são em média 20 dias de ausência. O que faz a gestão mudar. É necessário contratar mais um profissional – estamos falando de um afastamento no caso -, aumentar custos – porque não se pode demitir o afastado – e dedicar tempo inicial ao treinamento deste recém-chegado. “Quando a prevenção seria muito mais eficaz. Como estar atento ao comportamento dos profissionais, por exemplo. Qualquer mudança merece cuidados”, completa Evelen.

Veja a seguir os sintomas iniciais e evoluídos e esteja atento ao seu quadro de colaboradores. “Afinal, todos nós possuímos limites”, finaliza Evelen.

  



Sintomas iniciais
-Dificuldade para ações rotineiras
-Irritabilidade
-Indecisão
-Desorganização
-Insônia
-Sono agitado
-Falta de concentração
-Falha na memória
-Diminuição do entusiasmo
-Sensação de monotonia
-Sintomas evoluídos
-Cansaço
-Ganho ou perda de peso
-Má digestão
-Prisão de ventre ou diarreia
-Gases
-Gastrite
-Úlcera
-Baixa imunidade
-Infecções
-Gripes
-Herpes
-Aumento da pressão arterial
-Derrame
-Infarto
-Dores de cabeça
-Dores musculares
-Dores na coluna
 
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