Fisioterapia pode ser aliada da qualidade de vida na terceira idade

Com o aumento da população idosa, cada vez mais tem se pensado e investido para que o envelhecimento venha acompanhado de qualidade de vida, bem como de manutenção da autonomia e da funcionalidade. Dentro deste contexto, realizar atividades que ajudem a preservar a força física e do equilíbrio são fundamentais e a fisioterapia e as atividades físicas supervisionadas podem ser grandes aliadas.

Segundo a fisioterapeuta do Hospital REGER, Caroline Haruka, a fisioterapia em idosos pode ter basicamente três funções. A preventiva, que visa evitar a perda de equilíbrio, massa muscular, óssea e instalação de doenças; a reabilitação cujo objetivo é melhorar funcionalidades comprometidas por enfermidades; e a manutenção, que tem como objetivo manter a boa funcionalidade do corpo.

A fisioterapia é importante principalmente para pacientes que têm algum tipo de demência, pois pode ajudar a retardar os efeitos da doença. “Nestes casos, é muito importante que o paciente seja estimulado por meio de comandos simples e objetivos, que transmitam confiança. Também podem ser utilizados os chamados exercícios funcionais que ajudam a manter atividades diárias como escovar os dentes e subir escadas”, afirma.

No REGER a importância que a fisioterapia tem é tão grande que além dos atendimentos realizados todos os dias, nos períodos da manhã, tarde e, eventualmente noite, todas as terças-feiras e quintas-feiras são realizadas atividades do chamado Grupo de Equilíbrio, no qual os pacientes realizam treinos funcionais em que é recrutado o uso do equilíbrio em ambientes controlados e sem riscos para os pacientes. “Essas atividades ajudam na qualidade de vida e autonomia dos pacientes, pois contribuem para a melhora e manutenção do equilíbrio estático e dinâmico”, explica Caroline.

O Hospital, que conta com uma com uma piscina adaptada, também investe na fisioterapia aquática, devido aos benefícios terapêuticos da água. “Ela entre outras coisas ajuda na reabsorção de edemas e reduz o peso do corpo contribuindo com a redução do impacto nas articulações. A água na altura do peito, por exemplo, promove uma redução de 75% no peso do paciente sobre as articulações dos membros inferiores. Há ainda o estímulo sensorial, metabólico e o relaxamento que ela promove”, destaca a fisioterapeuta Tatiana Lombardi Monteiro.

As fisioterapeutas do REGER destacam ainda que é fundamental que cuidadores de idosos sejam orientados sobre a importância de realizar exercícios e da estimulação adequada durante a prática para que eles gerem benefícios.


  

Comentários