Já saber viralizar no Facebook?

Já saber viralizar no Facebook?
Seja Magnético


De acordo com um estudo publicado este mês na revista científica Brain, Behavior and Immunity, as fibras solúveis encontradas na aveia, nas castanhas e nas maçãs fortalecem o sistema imunológico e reduzem a inflamação associada a doenças ligadas à obesidade.

No estudo, os investigadores separaram dois grupos de ratos de laboratório. Ambos foram alimentados com uma dieta pobre em gorduras. No entanto, um dos grupos consumiu fibras solúveis enquanto que o outro ingeriu fibras insolúveis. Após 6 semanas, os cientistas induziram doenças nos animais ao sujeitá-los a uma substância que simula uma infecção bacteriana. Gregory Freund, da Universidade de Illinois, aponta os resultados:

“Duas horas após a injecção de lipopolissacarídeos, apenas metade dos ratos alimentados com fibras
solúveis estavam doentes, em relação ao outro grupo. Além disso, recuperaram 50% mais rápido”.

“As fibras solúveis alteram a personalidade das células imunológicas – elas passam de células nervosas e pró-inflamatórias a células anti-inflamatórias e de cura que nos ajudam a recuperar mais rápido de infecções“, completou.

Estes resultados indicam que as fibras solúveis aumentam a produção da proteína anti-inflamatória interleucina-4 nos roedores e reduzem os níveis de marcadores inflamatórios.
___________________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Freund, G. et. al., Sickness behavior induced by endotoxin can be mitigated by the dietary soluble fiber, pectin, through up-regulation of IL-4 and Th2 polarization, Brain, Behavior and Immunity Vol. 24 – Issue 4, págs. 631-640, Maio 2010 (LINK)

 
Top