Fortaleça o seu sistema imunitário com maças, castanhas e aveia


De acordo com um estudo publicado este mês na revista científica Brain, Behavior and Immunity, as fibras solúveis encontradas na aveia, nas castanhas e nas maçãs fortalecem o sistema imunológico e reduzem a inflamação associada a doenças ligadas à obesidade.

No estudo, os investigadores separaram dois grupos de ratos de laboratório. Ambos foram alimentados com uma dieta pobre em gorduras. No entanto, um dos grupos consumiu fibras solúveis enquanto que o outro ingeriu fibras insolúveis. Após 6 semanas, os cientistas induziram doenças nos animais ao sujeitá-los a uma substância que simula uma infecção bacteriana. Gregory Freund, da Universidade de Illinois, aponta os resultados:

“Duas horas após a injecção de lipopolissacarídeos, apenas metade dos ratos alimentados com fibras
solúveis estavam doentes, em relação ao outro grupo. Além disso, recuperaram 50% mais rápido”.

“As fibras solúveis alteram a personalidade das células imunológicas – elas passam de células nervosas e pró-inflamatórias a células anti-inflamatórias e de cura que nos ajudam a recuperar mais rápido de infecções“, completou.

Estes resultados indicam que as fibras solúveis aumentam a produção da proteína anti-inflamatória interleucina-4 nos roedores e reduzem os níveis de marcadores inflamatórios.
___________________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Freund, G. et. al., Sickness behavior induced by endotoxin can be mitigated by the dietary soluble fiber, pectin, through up-regulation of IL-4 and Th2 polarization, Brain, Behavior and Immunity Vol. 24 – Issue 4, págs. 631-640, Maio 2010 (LINK)

Comentários