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Se você ainda estuda, certamente conhece a sensação. Se precisa frequentemente ir a reuniões chatas ou mesmo se anda estressado ou cansado, também vai se identificar: sabe quando você não está mais ali? Embora fisicamente seu corpo se encontre no mesmo aposento, frequentemente muito próximo ao interlocutor do papo, e seus olhos se encontrem focados na mesma pessoa, sua mente está em qualquer outro lugar. O pior é quando a pessoa termina a frase com "...não é mesmo, fulano?" e você precisa decidir se assume que não estava prestando atenção ou se corre o risco de dizer "sim" e ver o que acontece.

Um estudo recente, publicado no diário Frontiers in Human Neuroscience, descobriu que episódios frequentes de falta de concentração - como esses em que a nossa mente vai parar em outro lugar - podem ser combatidos usando técnicas simples, de curta duração, de concentração e mindfullness.

O estudo dividiu os participantes em dois grupos. Um deles recebeu treinamento de apenas uma hora por semana, por sete semanas, para observar e ficar atento aos próprios pensamentos e à atividade mental, além de manter o foco no momento. O outro, não. Em seguida, eles foram testados em sua capacidade de se manter concentrados e sustentar a atenção.

Os resultados mostraram que, no começo os grupos não diferiram em atenção, mas ao final, os que receberam treinamento conseguiram permanecer mais atentos e relataram que 'viajaram' menos.

A pesquisa usou exercícios específicos, mas você pode alcançar resultados semelhantes com exercícios de foco e meditação. A boa notícia é que o estudo mostra que não são precisos muitas horas.

 
 
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