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Sem energia? O que fazer pra aguentar o pique do dia a dia

Especialistas orientam: alimentação, hidratação, exercícios e respiração o que fazer para termos mais ânimo em nossas atividades
Cansado, sem energia até mesmo para fazer só o “básico”, você também está assim? Parece até uma epidemia, mas não é.

Nesta hora, se encher de café, refrigerante, estimulantes ou energéticos o que pode parecer uma boa solução, funciona temporariamente porém depois, o efeito é contrário.
Pensando nisso, Dr Fábio Cardoso especialista em medicina preventiva e longevidade nos dá algumas dicas alimentares para num período bem curto você começar a sentir tua bateria recarregando, sem o efeito “montanha-russa” dos estimulantes.

1-   Alcalinize tua vida! - Chega de acidez. Sim, alimentos alcalinos, como frutas, vegetais, sementes e castanhas são mais naturais e aceitáveis ao teu corpo que alimentos não-alcalinos, como alimentos processados, carne vermelha e leite e derivados (estes promovem aumento da acidez corporal, que os teus rins terão um baita trabalho para excretar). Este processo “rouba” energia literalmente.  Já alimentos alcalinos fazem o contrário. Foque nisto!

2-   Consuma Brotos. - O começo de tudo, a energia para crescer e lotado de vitaminas e minerais (muito mais concentrados que quando são “adultos”) é um prato cheio de energia, que é facilmente digerível, auxiliando  o teu corpo no processo de acessar nutrientes e convertê-los em energia. Qualquer grão, semente ou legume pode ser consumido em forma de broto. Então o que está esperando?  Alfafa, feijão, lentilha, brócolis. Isto só para falar de alguns.

3-   Quer “mental power”? Então como gordura! Algo que falamos muito pouco é que a gordura é estrutural no nosso corpo: toda célula é feita em parte de gordura. Todas as membranas celulares são constituídas por gorduras- e toda a comunicação celular acontece através destas membranas. Sem a integridade delas, adeus bom funcionamento celular. Não acredita? Adivinha qual a parte do teu corpo mais “gordurosa”? o cérebro! Ele é 70% gordura. Outro fato: grande parte dos teus hormônios são feitos em parte de colesterol. Sem hormônios em doses adequadas, é improvável conseguir manter um metabolismo efetivo, e assim “funcionar”... Óbvio que não estou mandando você se entupir de alimentos processados, ricos em gordura de péssima qualidade. O que você precisa são fontes de gorduras adequadas para manter você “ligado” e mentalmente energizado, protegendo tua função cerebral até de toxinas (a barreira hemato-encefálica, que serve para “isolar”o sistema nervoso central do resto do corpo, depende da tal integridade de membranas...). E quais fontes: gorduras saturadas como óleo de coco, um pouco de manteiga (muito melhor a clarificada – conhecida como ghee – manteiga indiana), monoinsaturadas como azeite de oliva extra-virgem, abacate, e poliinsaturadas como as fontes de ômega 3 dos ácidos graxos provenientes de peixes como sardinhas, salmão (os selvagens são melhores) atum, entre outros. Gordura boa faz bem, é necessária, não se pode evitar (imagine eliminar da dieta por completo- um erro absurdo à longo prazo para atua saúde). É só escolher as certas.

4-   Coma alimentos crús com maior frequência, pois teu intestino agradece. E se ele trabalha bem, você vira outra pessoa, muito mais disposta, com mais energia e melhor humorado.  Por quê? Quando cozinhados, vegetais, frutas e sementes perdem parte das suas enzimas, que nos auxiliam no nosso processo de digestão (sim, o alimento nos ajuda e digerí-lo). A digestão é um processo que gasta muita energia, e sem as enzimas adequadas (se você economizar aqui, sobre pra ter mais energia) o processo digestivo fica lento, desconfortável, e “gastador”, além de sugar tua energia, claro. Uma salada, metade do teu prato e pronto!

5-   Hidrate-se.- Desde que acorda, e como estamos falando de te acelerar com alimentos, vamos pegar uma dica da Medicina Ayurvédica:   beba toda manhã, em jejum, um copo de água com o suco de 1 limão. E se quiser, repita 30 minutos antes de cada refeição do dia. Esta combinação ajuda a acordar teu corpo, teu sistema de filtragem renal, e sua digestão, pois estimula a produção enzimática necessária para os processos digestivos. Eita azedinho bom!

6-   Quer energia? Então se mantenha em movimento, gaste! Fomos feitos para estar em movimento seja ele físico ou mental. Ficar parado fisicamente influencia sim a parte mental. Levante, dê um pulo, se estique, respire fundo, dance. Enfim, coloque-se em movimento. Tua cabeça irá te seguir.

E para já começarmos o dia energizados a personal trainer, atleta, especialista em yoga e biomecânica ensina Marina Haddad:
Ao acordar inspirar e expirar lentamente por 3 minutos, expirando em 4 tempos e inspirando em 4 tempos.
Respirar de manhã vai acordar sua mente e seu corpo, ativa a circulação alivia tensões musculares e reduz o stress.
Ativando a respiração você estará em contato com a sua mente, mais energizado e ativando sua conexão corpo-mente tomando consciência de seu corpo e suas atitudes ao longo do dia.

 

Mais Sobre o Dr Fábio Cardoso
CRM-SC 11796
Médico especialista em Anestesiologia, Longevidade e Anti-Envelhecimento, Pós-graduado em Medicina do Esporte,
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte
Membro do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM)
Membro do Comitê de Esportes de Combate do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM)
Membro do Comitê de Esportes de Endurance do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM)
Membro da National Athletics Training Association (NATA).
Membro da American Association of Professional Ringside Physicians (AAPRP)
Membro da Associação Brasileira de Medicina Anti-Envelhecimento.
Membro da Brazil-American Academy for Integrative & Regenerative Medicine
Médico vinculado à equipe de MMA - RFT Fight Company, com atletas em vários e eventos ( UFC, BELLATOR, JungleFight, Nitrix, Sparta, entre outros).
Médico vinculado à empresa PrimeFigthers, de gerenciamento de carreira de atletas de MMA.
Médico vinculado à equipe de luta  Nova União - Blumenau - SC.
Médico vinculado à ABTRI ( Associação Blumenauense de Triatletas)
Médico vinculado à atletas da FMD ( Fundação Municipal de Desportos)- Blumenau - SC.
 
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