Já saber viralizar no Facebook?

Já saber viralizar no Facebook?
Seja Magnético

Pular sete ondas, usar roupas brancas, comer uvas e lentilhas. Estas são apenas algumas das muitas superstições de final de ano. Afinal de contas, para dar sorte, vale de tudo, não é mesmo?! Acreditar ou não, eis a questão!
Diz a lenda grega que é possível recarregar as energias por meio do mar. No entanto, a simpatia de pular sete ondas vem de uma tradição africana ligada à umbanda e ao candomblé. O sete é considerado espiritual, são sete dias da semana e sete chacras. Pular este mesmo número de ondas ajuda a invocar os poderes de Iemanjá, dando forças para vencer os obstáculos do novo ano que virá.

Também do povo africano veio a tradição de usar roupas brancas na virada do ano. E esse costume chegou ao Brasil durante a escravidão e é muito praticado até os dias de hoje. A cor significa paz e purificação. Na África, os devotos também vestem a cor para homenagear a Deusa do Mar com oferendas no ano novo.
Já as uvas trazem histórias do continente europeu. Na Espanha, o costume é de comer 12 uvas à meia noite, sendo um grão para cada batida do relógio. Alguns acreditam que a doçura de cada uva prevê como cada mês será. Se a quinta uva é amarga, março poderá ser um mês difícil. Se a sexta for doce, está tudo certo com o mês de junho. A tradição começou em 1909, quando houve uma grande produção da fruta no país.

A lentilha, tradição muito seguida também por nós brasileiros, é assimilada às moedas. A superstição afirma que saboreá-la no Réveillon é sinônimo de fartura, já que o grão – quando cozido, aumenta de tamanho. E é da lentilha que vamos falar hoje, afinal de contas, essa tradição pegou entre os brasileiros! Além de representar riqueza, são grãos com poucas calorias e muito ricos em nutrientes.
Estudos apontam que pessoas que comem alimentos de alta fibra, como as lentilhas, têm risco muito reduzido de doenças cardíacas, isso porque os altos níveis de folato e magnésio protegem o coração. Além disso, a lentilha ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, é rica em ferro, proteínas, vitaminas do complexo B e ainda ajuda a controlar o colesterol.

Como preparar?
A receita é muito fácil e saborosa, bem parecida com a de feijão. Deixe de molho a lentilha (1 xícara de chá) de um dia para outro. Descarte a água e coloque para cozinhar na panela de pressão com 1 caldo de carne e duas xícaras de chá de água. Cuide com o tempo na pressão para que ela não despedace. Tempere com cebola, alho, azeite, sal e salsinha (a gosto) e sirva.

O segredo, além do preparo, está no modo de servir. Os Chefs do Estúdio Gastronômico Luna Garcia (SP) apostaram uma caneca de sopa na cor caramelo. A Caneca, fabricada pela MondoCeram Gourmet, é feita de cerâmica e preserva o calor dos alimentos por mais tempo. É uma ideia inovadora de servir a lentilha para comemorar a virada do ano, torcendo muito por dias de mais fartura e saúde! As canecas estão disponíveis em 9 cores e têm capacidade para até 350 ml.

 

Mais informações para a imprensa:
Pontuale Comunicação & Marketing: www.pontualecomunicacao.com.br
Jornalista Caroline Michel: caroline@pontualecomunicacao.com.br
Skype: carolpontualecomunicacao
Telefone: (041) 9653.9507
 
Top