5 razões que a ciência te dá para sorrir mais

Tá difícil de sorrir hoje ou ultimamente? Tá meio pra baixo? Relaxa. O Macaco aqui vai te ajudar. E se você achava que esse post é de auto-ajuda, quebrou a cara. Sorrir não se limita a ser só um reflexo do bem-estar emocional de alguém; o ato de sorrir tem consequências hormonais e psicológicas reais, comprovadas por estudos científicos. Por isso, juntamos aqui cinco dessas pesquisas para que você dê mais importância a momentos mais leves e se permita a sorrir mais. Pronto(a)? Vamos lá! Confira as 5 razões que a ciência lhe dá para sorrir mais:

5. SORRIR PARA DESCONHECIDOS FAZ BEM

Num estudo da Universidade de Purdue, 239 voluntários passearam por um local movimentado da faculdade. Lá, uma das pesquisadoras sorria de forma aleatória para alguns, olhava diretamente pros olhos de outros e também lançava olhares distantes, como se não visse ninguém. Após isso, os participantes preencheram o questionário referente ao estudo. Quem recebeu o sorriso da pesquisadora se sentia mais conectado aos outros. Ou seja, menos solitário.

4. UM SORRISO TE TORNA MAIS ATRAENTE

Um estudo de uma universidade escocesa, da cidade de Aberdeen, revelou que, ao olhar diretamente para uma pessoa, se ela estiver sorrindo, ela será considerada mais atraente. A pesquisa foi conduzida ao misturar elementos diferentes de partes de rostos de mulheres diferentes em 4 distintas figuras: a primeira era de uma mulher olhando para a câmera, sorrindo; na segunda, ela não sorria. Na terceira, havia outra mulher olhando para o lado e sorrindo, e na quarta, a moça parecia estar séria. Resultado: ao serem perguntados quem eram as mulheres mais atraentes, os voluntários escolheram a primeira e a terceira quase unanimemente.

3. SORRIR TE DEIXA MAIS CRIATIVO

Em uma pesquisa conduzida nos EUA,  participantes que sorriram enquanto participavam de um teste mostraram uma capacidade maior de ver uma floresta inteira numa pintura, ao invés de ver apenas algumas árvores. O estudo serviu para revelar que quando estamos muito compenetrados, porém com pouco bom humor, prestamos menos atenção às ideias importantes e menos óbvias. Isso dificulta o acesso às ideias que estão no fundo da consciência, ou seja, dificulta o acesso a insights criativos. Mas ao sorrir, você se torna mais atento a esses detalhes que ficam mais nas entrelinhas.

2. SORRIR PREVINE ASSALTOS

Isso foi provado pelo FBI, a polícia federal dos EUA. Basicamente, deram ordens aos seguranças dos bancos da cidade de Seattle que sorrissem mais para os clientes. Funcionou; em um ano, o número de saques e roubos em bancos diminuiu pela metade. O estudo do FBI chega à conclusão que gentileza e simpatia diminuem a vontade do possível criminoso de tomar uma atitude criminosa.

1. SORRIR MELHORA O SEU HUMOR

Deixamos a mais óbvia para o final. Mas não funciona pra quem fica forçando na hora de sorrir. De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Michigan, dos EUA, sorridos forçados acentuam a insatisfação do próprio indivíduo, e sorrisos sinceros melhoram o humor. Os pesquisadores avaliaram o humor e o desempenho de funcionários que distribuem sorrisos, risadas e gestos gentis falsos e forçados para os clientes e de outros que naturalmente se interessavam em ajudar, conversar e sorriam com sinceridade. Resultado? Quem não é falso trabalha melhor.

 

Comentários