Alerj discute tratamento da escoliose

Alerj discute tratamento da escoliose

Projetos de Lei apresentados na Casa Legislativa preveem ações em escolas da rede estadual.

No dia 16 de dezembro de 2014, foram apresentados na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), pelo Deputado Alexandre Correa, dois Projeto de Lei que abordam o tratamento da escoliose.

Aprovado em plenário em primeira discussão, retornando em segunda para aprovação definitiva pelo Parlamento Estadual, o PL 2165/2013 “dispõe sobre a semana estadual de detecção precoce e tratamento da escoliose nas escolas da rede pública de ensino no âmbito do Estado do Rio de Janeiro”.
 
Já o PL 2198/2013 trata da detecção precoce de escoliose nos alunos das escolas da rede pública estadual de ensino.  O Deputado ressalta que “trata-se de uma vitória, bem como do reconhecimento do Poder Público a uma necessidade do corpo discente do nosso Estado”. Em depoimento ao Jornal O Dia, ele destacou que seu desejo é “que todo o corpo discente do Estado tenha acesso ao benefício”.

O Projeto Escoliose, liderado pela fisioterapeuta e educadora física Dra. Patricia Italo Mentges também é responsável pela autoria dos Projetos de Lei, tendo sido responsável pela elaboração das justificativas e embasamento que comprovam a necessidade de ações preventivas dessa natureza. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a escoliose atinge 6% da população mundial.

A coordenadora do Projeto Escoliose lembra que não há como prevenir a escoliose e que detectá-la cedo impede que se agrave, tornando necessária cirurgia. “A escoliose piora conforme os anos passam. Se houvesse mais informação, as pessoas não precisariam passar por uma operação de grande porte e que envolve riscos”, afirma.


Saiba mais

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Segunda Região (Crefito-2) vem abrindo espaço para o debate acerca do tratamento da escoliose e o importante papel do fisioterapeuta neste contexto.

A coordenadora do Projeto Escoliose, Dra. Patricia Italo Mentges foi uma das entrevistadas na coluna especial do site do Crefito-2, dedicada a apresentar profissionais cujos trabalhos se destacam nas áreas da Fisioterapia ou da Terapia Ocupacional. Veja a matéria em que a profissional alertou que “a escoliose é uma questão de saúde pública, mas não é tratada dessa forma”.

A profissional também proferiu palestras sobre escoliose em duas edições da Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2 no Rio de Janeiro, tendo atraído a atenção dos espectadores para o tema. Dra. Patricia também foi recebida pela Presidência do Crefito-2. O encontro foi tema de matéria na página do Projeto Escoliose Brasil.

Comentários