Atenção para os cuidados ao fazer as unhas em casa

Se você está entre as mulheres que fazem questão de cuidar das próprias unhas em casa, deve seguir alguns passos para garantir a saúde das suas mãos e dos seus pés.

Primeiro, é preciso entender que a cutícula é uma proteção; por isso, além de evitar a remoção dos excessos dessa pele, não é aconselhável fazer o procedimento a seco. “Indico usar um pouco de hidratante para amolecer ou deixar a ponta dos dedos imersa em água morna por alguns minutos”, ensina a dermatologista Helua Mussa Gazi.

A médica ressalta ainda a importância de manter a cutícula sempre bem tratada. Para isso, uma dica é passar creme em volta das unhas. “Com esse hábito, elas ficam hidratadas e, muitas vezes, nem será necessário removê-las, bastando empurrá-las para que fiquem com uma melhor aparência e sem aquelas peles soltas”, conta.

Além disso, esse costume diminui a probabilidade de cortes desnecessários, popularmente conhecidos como “bifes. “Esses machucados podem provocar infecções. Portanto, caso eles aconteçam, lave o local com água e sabão. Se não melhorar, procure um médico”, aconselha.


Atenção aos utensílios

Os cuidados com os aparelhos usados durante a manicure são essenciais. O ideal é que eles sejam descartáveis ou feitos de metal. “No segundo caso, é possível fazer a esterilização antes e depois do uso, passando álcool 70% em todas as partes do alicate, palito, empurrador e cortador de unha”, ensina Helua. De acordo com a médica, o local de armazenagem das ferramentas também deve estar sempre limpo.

Em relação aos itens de madeira, a higienização é mais complicada por conta da porosidade da fibra do material. Eles costumam acumular bactérias e fungos; por isso, é indicado que sejam descartados após o uso.

As lixas também podem ser vilãs para quem faz as próprias unhas. Assim, procure usá-las apenas uma vez. Uma dica da dermatologista é comprar as versões em tamanho grande e cortá-las em pedaços.

“Vale lembrar que, se a pessoa tiver alguma unha ‘doente’, esta deve ficar por último, evitando que as outras sejam contaminadas”, aconselha Helua.

Nunca deixe de observar a data de validade dos seus esmaltes, bem como a textura e a coloração deles. Caso apresentem alguma variação, vale contatar o fabricante do produto ou suspender o uso.

   



Chegou a hora de renovar o esmalte?

Então, faça a escolha certa: dispense a acetona e recorra aos removedores próprios para retirar o produto.

“No consultório, é comum ouvir as pacientes se queixando de estriamento, quebra, opacidade e ressecamento na unha, problemas que, muitas vezes, estão relacionados ao uso da acetona e à falta de hidratação”, finaliza a dermatologista.

Fonte: portalvital.com

Comentários