Coaching em saúde nas corporações

Profissionais que recebem apoio de sua empresa na hora de cuidar da saúde são mais engajados

A palavra coaching, em português, significa treinamento. No mundo corporativo, corresponde ao processo de equipar as pessoas com as ferramentas, os conhecimentos e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais eficazes. Cabe ao coach – ou treinador – ajudar o trabalhador a identificar seu potencial e, por meio de técnicas motivacionais e de autoconhecimento, ajuda-lo a chegar lá.

Programas de Coaching em saúde podem ser implementados a qualquer momento nas empresas, já que visam a melhoria no nível de saúde através da mudança de comportamento. “O momento da implementação depende muito dos objetivos que a empresa deseja. Algumas empresas implementam para melhorar a saúde geral de seus colaboradores, enquanto muitas outras, implementam para o gerenciamento de riscos e doenças crônicas”, comenta Dra Roberta Ribeiro que completa: “É recomendado que ao implantar um programa de coaching corporativo a organização certifique-se da qualidade dos protocolos, qualidade e supervisão dos coaches e crie uma estratégia e planejamento adequados, do contrário a sustentabilidade e credibilidade do programa podem ser comprometidas”.

Profissionais que recebem apoio de sua empresa na hora de cuidar da saúde são mais engajados no trabalho. No entanto, poucos sabem que o estado de saúde de um indivíduo depende, em grande parte, do seu comportamento. Os programas de coaching em saúde da CGP Brasil dão suporte e acompanhamento para profissionais que querem e precisam fazer mudanças comportamentais sustentáveis em seu estilo de vida, seja para melhorar a saúde, seja para gerenciar doenças crônicas e, até mesmo, para renderem mais no trabalho.

“Com a implementação, os profissionais ganham melhoria na saúde, mudança de comportamento, aprendem a gerenciar melhor o seu tempo se responsabilizando por sua saúde e seus hábitos e fazendo escolhas mais saudáveis. Já no campo corporativo, os resultados são visíveis no aumento da produtividade, diminuição dos custos médicos, absenteísmo e presenteísmo”, afirma a Dra Roberta.

A Dra Roberta Ribeiro é Diretora Clínica da CGP Brasil, empresa que discute a importância de se manter física e mentalmente saudável para desfrutar plenamente as oportunidades de realização que o futuro oferece, enfatizando seu papel na prevenção de doenças, na preservação de boas condições de saúde e na melhor utilização dos serviços médicos disponíveis.

 

Comentários