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E-mail marketing é a estratégia que falta para você ganhar dinheiro na internet

É incrível como as coisas acontecem na internet. A velocidade que as estratégias mudam ou se aperfeiçoam pode te deixar atordoado. E se ficar atordoado em negócios online, você pode também ficar para trás. Por isso resolvi abordar o tema e-mail marketing nesse artigo. Eu vou te mostrar por que e-mail marketing é a estratégia que falta para você ganhar dinheiro na internet.
Você já ouviu a expressão “o dinheiro está na lista?”. Essa expressão quer dizer que o dinheiro está na lista de e-mails. Ou no que gosto de chamar de estratégia de e-mail marketing.
Se você ainda não sabe o que é e-mail marketing e tem um blog, certamente está perdendo dinheiro. Quando comecei com blogs em 2008 era muito difícil se falar abertamente em e-mail marketing. Era como uma estratégia super secreta usada apenas pelos gurus e por grandes empresas. Mas isso mudou e hoje é essencial ter uma estratégia de e-mail marketing para levar seu negócio digital para o próximo nível.

Queres ganhar 5000 Euros ou ficar-te por 650?

Fiquem tranquilos, não estou migrando para o Português de Portugal. Apenas quis reproduzir aqui o título de um artigo do Custódio Fernandes que li no ano passado. O artigo “Queres ganhar 5000 Euros ou ficar-te por 650?” onde ele relata a experiência do Darren Rowse (Problogger.com) falando sobre o lançamento de seu novo e-book.
O Custódio analisou o gráfico que ele disponibilizou e chegou a conta acima. Aconselho que leiam o artigo.
e-mail marketing
Crédito da imagem: Problogger
Se o Darren não tivesse utilizado e-mail marketing e focado apenas em artigos no blog e redes sociais, teria ganho 650 Euros. O restante ele ganhou com a estratégia de e-mail marketing e com uma lista de e-mail bem segmentada. A palavra chave quando se fala em e-mail marketing é justamente essa “ESTRATÉGIA”.

Estratégia pra criar uma lista de e-mail marketing rentável

Eu só comecei a ganhar dinheiro com e-mail marketing quando aprendi a criar uma estratégia de e-mail marketing. Antes eu apenas tinha custos e frustração. Ainda bem que tudo é aprendizado e hoje crio uma estratégia de e-mail marketing rapidamente, só de pensar no assunto que quero abordar.
O que você você precisa para criar uma lista de e-mail marketing rentável é:
  • Considerar os assinantes de sua lista como pessoas e não somente como ativos ou compradores em potencial.
  • Dar algo de valor, não somente ofertas de compra.
  • Analisar o que está oferecendo a seu público.
  • Ser sincero, sempre.
  • Buscar manter um relacionamento com sua lista.

Colocando a mão na massa

Vamos então colocar a mão na massa.
Vou lhe mostrar alguns passos que podem lhe ajudar a criar sua lista de e-mail marketing de sucesso.
Muitos ensinam que o primeiro passo, o mais importante, é o serviço de e-mail marketing que você vai contratar.
Eu não penso assim.
O serviço de e-mail marketing é apenas uma ferramenta. Antes de contratar a ferramenta você precisa planejar alguns pontos.
  1. Qual o segmento você vai trabalhar nessa lista.
  2. Como vai conseguir o cadastro dos e-mails.
  3. Como será a sua sequência de e-mails automáticos (auto responder).
  4. Quais os produtos que irá oferecer a sua lista.
  5. Qual o serviço de e-mail marketing irá contratar.
Respondendo essas 5 perguntas você já pode começar a trabalhar a sua ideia para uma lista de e-mail marketing. Isso é o que chamo de estratégia de e-mail marketing. E vai fazer toda a diferença no seu negócio.
Vamos as respostas fictícias para esse exemplo.
  1. Vou trabalhar o segmento de emagrecimento.
  2. Vou oferecer um curso, enviado em forma de 10 e-mails (1 por dia), com 10 dicas de como conseguir emagrecer com saúde.
  3. A minha sequência de e-mails será justamente o curso oferecido para o cadastro.
  4. Produtos relacionados a saúde e emagrecimento e e-books e outros infoprodutos relacionados ao tema.
  5. Para essa lista vou utilizar o Mailchimp por ser, na minha opinião, a ferramenta mais completa do mercado.
Terminei meu planejamento inicial. Agora é trabalhar para que cada etapa seja executada cuidadosamente.
Não se cria uma lista de e-mail marketing segmentada e de qualidade de um dia para o outro. É preciso primeiro trabalhar a ideia, entender os objetivos claramente e a partir disso desenvolver o projeto.

Erros ao criar uma lista de e-mail marketing

  • Não segmentar
  • Não criar um auto responder eficiente
  • Pensar que a ferramenta de e-mail marketing irá fazer o trabalho para você (é apenas uma ferramenta)
  • Trabalhar com um serviço gratuito (Você pode ter um serviço gratuito enquanto está aprendendo a trabalhar, mas quando for para valer, para  ganhar dinheiro, é preciso contratar uma ferramenta paga)

Erros ao trabalhar com uma lista de e-mail marketing

  • Não saber a diferença entre spam e e-mail marketing
  • Tentar vender qualquer coisa e o tempo todo
  • Não aprender a escrever uma carta de venda
  • Não ouvir o que sua lista tem a lhe dizer
Apenas um esclarecimento final. Esse artigo aborda e-mail marketing, que é bem diferente de spam. Se não sabe ainda a diferença, aconselho que não comece a elaborar uma estratégia de e-mail marketing, pois certamente não trará os efeitos desejados. Pelo contrário.
Se você pensa em criar uma lista de e-mail marketing, mas não sabe por onde começar, eu posso lhe ajudar. Tenho um curso gratuito de E-mail Marketing para quem está começando ou para quem ainda não consegue ganhar dinheiro com E-mail marketing. Basta acessar no link abaixo.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
 
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