Farinha de semente de linhaça enriquece massa de macarrão

"Além do sabor ser similar ao do macarrão comum, a sensação de saciedade é maior, ou seja, quem come o macarrão com linhaça fica mais satisfeito," conta Márcia Lage.[Imagem: CENA]


Macarrão de linhaça

Um novo tipo de macarrão, enriquecido com farinha da semente de linhaça, foi desenvolvido por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo).

O produto utiliza os resíduos da extração do óleo de linhaça, um cereal rico em ômega 3, ômega 6, fibras e fitormônios, todas substâncias benéficas à saúde humana.

A preparação da massa é igual à do macarrão convencional, para facilitar sua adoção pelas indústrias.

O sabor também é semelhante ao original.


Benefícios da linhaça

O aproveitamento mais comum da linhaça é na forma de óleo, que é comestível.

"O óleo é extraído a frio das sementes, por meio de prensagem", afirma a física Márcia Lage de Oliveira, autora da pesquisa. "No experimento, o resíduo foi transformado em farinha e adicionado aos ingredientes do macarrão".

Márcia explica que a prensagem não extrai todo o óleo das sementes de linhaça. Parte dele ainda permanece nos resíduos mantendo suas propriedades funcionais. "A linhaça também possui fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam no trato gastrointestinal e fitormônios, importante para as mulheres na menopausa", descreve a pesquisadora.

Para obter a farinha, os resíduos das sementes foram triturados e submetidos a tratamento.

O macarrão foi preparado com uma receita básica, apenas adicionando a farinha de linhaça aos ovos e a farinha de trigo.

"A linhaça foi adicionada em várias concentrações, compondo entre 10% e 40% da massa", conta a física. "O aspecto visual é semelhante ao do macarrão integral, apresentando uma cor caramelo, que fica mais intensa conforme aumenta a quantidade de linhaça. No entanto, o sabor é muito semelhante ao do macarrão convencional."


Saciedade

Segundo a pesquisadora, o macarrão irá passar por testes de dureza, firmeza e textura para certificar a sua qualidade. Também será testada a aceitabilidade junto aos consumidores.

"Nas primeiras avaliações, a textura apresentou resultados muito bons", diz. "Além do sabor ser similar ao do macarrão comum, a sensação de saciedade é maior, ou seja, quem come o macarrão com linhaça fica mais satisfeito".

A física planeja disponibilizar a tecnologia e a técnica de produção do macarrão para a indústria, de modo que o produto possa ser aproveitado na merenda escolar. "A linhaça é um alimento muito rico, no entanto, ainda é pouco aproveitado", conclui.

 

Comentários