Fisioterapia Aquática no Bebê

Olá!

Hoje irei abordar um tema que toda mãe deveria saber e proporcionar ao seu filho e é claro com o acompanhamento de um Fisioterapeuta.
Ha algumas semanas atrás, ministrei uma palestra em uma UTI Neonatal sobre os efeitos da Fisioterapia Aquática na dor do recém-nascido, no qual houve comprovação que esta pratica melhora na qualidade do sono e da dor do bebê.
Neste texto abordaremos os benefícios desta prática, e tentaremos mostrar aos leitores o conhecimento da prática.
A água tem sido usada desde  tempos imemoráveis como meio terapêutico. Desde de bolsa de gelo e de água quente a piscinas de hidromassagem ou Tanques de Hubbard, a Hidroterapia vem se desenvolvendo nos últimos anos.
A Hidroterapia é uma forma de expandir a profundidade e abrangência das opções de tratamento por parte do fisioterapêuta e melhorar as perspectivas de recuperação para muitos indivíduos.
A água é um meio maravilhoso para exercícios e oferece oportunidades estimulantes para os movimentos que não estão dentro dos programas tradicionais de exercícios em solo. Os efeitos de flutuabilidade, metacentro e das rotações fornecem campo para as técnicas especializadas. A turbulência da água pode ser apreciada de uma forma que não é possível no ar, e o peso da água significa que ela pode ser empurrada e utilizada como resistência.
Entrar na água um dos dois ambientes disponíveis para o ser humano é uma experiência única. Nela o corpo está simultaneamente sob ação de duas forças gravidade e empuxo que fornece a possibilidade de exercícios tridimensionais, que não são possíveis no ar, e permitem a ocorrência de atividades de movimento sem sustentação de peso, antes mesmo que elas sejam possíveis no solo.
O bebê passa toda a gestação em meio liquido. Então a vivência desta pratica torna prazerosa e confortável para o bebê.
Os efeitos produzidos pela agua produzem alivio da dor, relaxamento muscular geral, e aumento da circulação periférica, suprindo melhor o musculo com sangue. Estudos demonstram que a Fisioterapia Aquática com recém –nascidos com alterações de tônus melhora a espasticidade.A Fisioterapia aquática reduz o choro, angústia e melhora do comportamento do recém nascido.
Na imersão da criança em ambiente aquático observa-se diminuição de pressão arterial média e promove relaxamento.
O meio liquido permite melhor amplitude de movimento, além de permitir que o bebê reenconte sensações de seus movimentos fundamentais e continue a desenvolver sua coordenação motora.
Há ainda uma considerável estimulação de percepção:
  • Visual;
  • Articular;
  • Via proprioceptores cutâneos;
  • Pelo calor.
A Fisioterapia ié consistir de movimentos lentos e harmoniosos. Existem recepientes próprios para isso.
Achei um texto interessante sobre a prática.

“PARA RELAXAR E ACALMAR
Para um relaxamento e acalmar crianças agitadas pode-se utilizar óleos essenciais de Tangerina, Camomila romana, Lemongrass, Lavanda, Litsea cubeba, Manjerona, Grapefruit, Bergamota. Todos esses óleos também podem ser usados no difusor de ambientes com o mesmo propósito.
PARA ASSADURAS
Para as assaduras usar a Lavanda e o Tea tree diluidos no sabonete líquido que além da ação antisséptica, vai acalmar e cicatrizar o local.
REFORÇAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO
O Limão é um imunoestimulante maravilhoso e tem um aroma suave. Pode ser usado quando a criança está doentinha, precisando fortalecer suas defesas. Além disso, ajuda a expectorar o muco. A Bergamota traz conforto e segurança. É claro que toda doença deve ser vista qual a sua origem e a criança ser acompanhada por um médico.
BAIXAR A FEBRE
Óleo essencial de Laranja e Camomila romana ajudam a baixar a febre. Coloque na banheira, no balde ou diluído no sabonete líquido.
ALERGIAS
Para alergias colocar no banho óleo essencial de Camomila romana ou Lavanda”

Obrigado, e espero que o texto tenha sido importante
Fabricio Lopes Conduta
Fisioterapia
 http://drfabriciolopes.webnode.com.br/

Fonte: 
www.escolaaromaterapia.com.br/banho-de-balde-crianca-bebe-ofuro-aromaterapia/.
           www.corporesanu.com.br

Comentários