Volta a circular mensagem falsa sobre o face


Mensagem circula pela rede social desde o começo de setembro afirma que agora o Facebook é de capital aberto e que é possível proteger seus dados até do governo americano, mas será que isso é verdade?

No começo da segunda semana de setembro de 2012, a mensagem abaixo começou a ser espalhada pelos usuários do Facebook. De acordo com o texto, a rede social teria se tornado uma empresa de “Capital Aberto” e que a partir de agora, a única maneira de evitar que seus dados ficassem expostos seria copiar o texto a seguir e colar nos seus próprios perfis:

Aviso espalhado pelo Facebook (reprodução)

Aviso espalhado pelo Facebook (reprodução)

Verdadeiro ou farsa?

É claro que é farsa!

A mensagem, que afirma que apenas copiando e colando um texto no Facebook confere maior privacidade ao usuário não tem o menor sentido. Aliás, essa história nem é nova! Encontramos versões em inglês do mesmo boato circulando desde junho desse ano.

Alguém fez a tradução do boato para o português e os brasileiros começaram a espalhar o aviso falso somente agora.

Capital Aberto:

O Facebook é, de fato, uma empresa de capital aberto. Isso nada mais é do que a empresa possuir ações negociadas na bolsa de valores! Nada tem a ver com a sua política de privacidade (que, aliás, não mudou desde que Mark Zuckerberg e demais executivos abriram as ações para venda!).

O Facebook pode tornar publicas as minhas informações?

Não, não pode! Pelo menos isso é que está escrito nos termos de uso do site. O segundo parágrafo afirma que:

“você é proprietário de todo o conteúdo e informações que publica no Facebook”.

Também é bom destacar que o Facebook só torna publico aquilo que você determina que seja publico. Na página que explica o que a empresa faz com seus dados há algumas dicas boas do que devemos fazer para que nossos dados não sejam expostos demasiadamente.

É claro que o Facebook pode não ser dono dos seus dados, mas fica bem explicado nesse link que a rede social pode usar algumas (ou todas) das suas informações para vários fins. Ao aceitar o contrato para fazer parte da rede, você já está concordando com isso…

A lei UCC 1-103 1-308

Para dar mais veracidade ao boato, quem inventou o texto adicionou uma lei “UCC 1-103 1-308”. Uma rápida busca na web e encontramos no Legal Information Institute uma explicação para isso: Essa “lei” é, na verdade, um conjunto de leis comerciais que são aplicadas nos Estados Unidos e nada tem a ver com políticas de privacidade.

Conclusão

Mensagem falsa! Não adianta nada repassar esse tipo de mensagem. O que você não quer que seja publico, simplesmente não publique!

Direto do E-farsas







Read more: http://www.e-farsas.com/novo-aviso-de-privacidade-do-facebook-e-falso.html#ixzz3KeQYCKxU

Comentários