NOTA TÉCNICA - ATROFIA x HIPOTROFIA MUSCULAR

Hoje transcreveremos uma nota técnica a respeito de um tema de artigo científico que pode ser encontrado no site de Medicina Veterinária: Reabilitação em cães com atrofia muscular.

A nota técnica foi elaborada pelo Dr. Marcelo Nemer Xavier ; CRMV-DF 1412.


Como sabemos o termo atrofia, no caso de musculatura esquelética, vem sendo utilizado como sinônimo de hipotrofia.


Isso realmente caiu no uso da fisioterapia, medicina e, como não poderia deixar de ser, da medicina veterinária.


Nós, que trabalhamos estudando, dando aulas e tentando otimizar o uso de uma palavra, nem sempre concordamos com isso. Otimizar uma palavra? Sim, usar a palavra ou termo e o mesmo definir por completo o que está sendo dito.


Nas mesmas áreas citadas acima, uma hipotrofia de retina é diferente de uma atrofia de retina, uma hipotrofia prostática é diferente de uma atrofia prostática. E por aí vai.


Podemos ter como significado de hipotrofia, usando links para facilitar, ao invés de referências bibliográficas,:

s.f. Nutrição insuficiente ou apoucada. em, http://www.dicio.com.br/hipotrofia/

Hipotrofia. De hipo- pouco, sub, insuficiente; trofo, nutrição, afecção, literalmente significa condição em que há pouca nutrição e, por extensão, estado ou afecção decorrente de nutrição insuficiente. Em geral indica pouco desenvolvimento por insuficiência nutricional, embora seja termo também usado para indicar crescimento insuficiente ou mesmo involução e o estado resultante desta. http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/hipotrofia/654/


Já o prefixo A, de atrofia, significaria perda. Então seria perda do trofismo. Seria melhor utilizado em músculos que não teriam a capacidade de regenerar, afinal, haveria ausência da nutrição do mesmo.


Dessa forma, se fossemos utilizar ao pé da letra e de uma forma a diferenciar as palavras, hipotrofia muscular seria melhor utilizada para diminuição dessa massa com capacidade de regeneração, já a atrofia, seria uma inutilização desse grupo muscular, seja pela cronicidade de uma hipotrofia, levando à ausência total de trofismo, seja por uma desinervação.


Essa idéia é apenas uma idéia a ser discutida por nós profissionais. A literatura é realmente, hoje, algo que as coloca como sinônimos.


O importante seria evitarmos utilizar termos bem distintos (pela etiologia) para falar a mesma coisa, como colocefalectomia e artroplastia excisiva de cabeça e cólon femoral.


Fica aí uma dica e ao mesmo tempo gostaria de parabenizar a Dra Soraia pelo trabalho, tudo voltado à nossa área de atuação é importante e bem-vindo.

  

Comentários