Alimentação X aparência da pele

Saiba quais alimentos são indispensáveis para uma pele mais jovem

Cada vez mais falamos sobre a alimentação e a sua importância para a pele.
Todos já pararam um dia na frente do espelho e perceberam que sua pele estava horrível, com aparência cansada ou até cheia de espinhas. Ou um dia para outro notaram sua pele mais flácida. A alimentação tem tudo a ver com isso.

Segundo Dra Daniela Ribeiro dermatologista e empresária TUDO QUE INGERIMOS REFLETE NA PELE!

E você deve estar pensando: então dependendo do que eu  comer posso evitar as rugas? Sim você pode. E deve se preocupar com isso. É claro, que tanto a genética como outros fatores como o TABAGISMO e a EXPOSIÇÃO SOLAR influenciam nas rugas, flacidez e envelhecimento como um todo. Mas a DIETA ADEQUADA  pode sim ajudar a PREVENIR .

Uma dúvida muito comum das mulheres é como AUMENTAR O COLÁGENO. Podemos dizer que somente uma pequena parte do colágeno (cerca de 1%) que ingerimos através da alimentação será absorvido e aproveitado. O restante é descartado. Mas isso não significa que você não deva ingerir. Mas sem excessos. Por isso, muitas vezes indica-se o uso do colágeno hidrolisado pois este será absorvido e aproveitado muito melhor pelo seu corpo.

Outro item importante para prevenção no envelhecimento são os ALIMENTOS ANTIOXIDANTES já que estes previnem a formação de radicais livres e assim diminuem o processo de envelhecimento. Um dos mais importantes antioxidantes e que ajuda na formação do colágeno é a VITAMINA C e por isso também é tão recomendada em tratamentos faciais e como produto para a pele.

A ingestão de açúcar em excesso também é um vilão para a pele pois promove o processo de GLICAÇÃO, um VILÃO para sua pele, endurece as fibras de colágeno acentuando rugas e flacidez além de aumentar a acne.


Veja abaixo algumas recomendações da Dra Daniela na dieta para uma pele MAIS JOVEM:

- Consuma proteínas como CARNES VERMELHAS ou BRANCAS, CLARA de OVO  e GELATINA .

- Consuma frutas ricas em Vitamina C como LARANJA , LIMÃO , ABACAXI  preferencialmente com as proteínas pois aumenta sua absorção

- Abuse dos antioxidantes, principalmente nas FRUTAS  VERMELHAS  como o gojiberry, amoras, cereja e o blueberry.

- EVITE  excessos de GORDURA  e AÇÚCAR . Em resumo, quase tudo que é muito calórico e rico nestes dois itens piora a pele, como doces, pizza, massas e bolos.

- E claro, beba no mínimo 2 LITROS de ÁGUA por dia para manter sua pele hidratada e ajudar a eliminar as toxinas.



Mais sobre Dra Daniela 

Graduação  em Medicina
Pós-Graduação em Alergologia e Imunologia
Pós - Graduação em Dermatologia.
Pós - Graduação em Medicina Estética.
Médica Dermatologista, especialista pela SBD
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Membro da Academia Americana de Dermatologia e da American Society for Laser Medicine And Surgery. 

Comentários