Acheflan, primeiro medicamento 100% brasileiro, será lançado no México



Líder de prescrição médica no Brasil, produto será comercializado no mercado mexicano por meio de parceria entre Aché e Silanes

Guarulhos, 30 de março de 2015 - O Aché Laboratórios fechou um acordo com a farmacêutica mexicana Silanes para lançar Acheflan no México, nas apresentações aersossol e creme. A marca já está registrada no país. O Acheflan é o primeiro medicamento com pesquisa e desenvolvimento totalmente nacionais, produzido a partir do extrato da Cordia verbenacea DC, uma planta encontrada na Mata Atlântica.

Segundo Paulo Nigro, presidente do Aché, o acordo demonstra que a companhia está alinhada aos objetivos de crescimento sustentável do negócio. “Temos a inovação como um direcionador estratégico para agregarmos cada vez mais valor ao nosso portfólio, em prol da sociedade e da ciência. O Acheflan, baseado em pesquisa e desenvolvimento 100% brasileiros, é líder no Brasil e agora ganha um novo mercado internacional, por meio de uma parceria sólida. Isso mostra que estamos no caminho certo, baseados na inovação e na sustentabilidade”, avalia Nigro.

No Brasil, o produto é líder de prescrição médica, com mais de 25% de participação de mercado, segundo dados recentes da Close-Up International, auditoria global de prescrições. Isso representa quase o dobro do market share do produto que ocupa a segunda posição do mercado. No cenário internacional, além de México, a companhia tem contrato de venda de Acheflan para outros quatro países: Peru, Chile, EUA e Japão.

Potencial do mercado mexicano

O México tem o segundo maior mercado farmacêutico da América Latina - atrás apenas do Brasil - e possibilita grandes oportunidades para a chegada de Acheflan. O produto brasileiro entrará em um segmento de aproximadamente seis milhões de unidades e US$ 50 milhões. No país, o Acheflan deverá capturar um market share de 1,9% em seu lançamento, chegando a 6,1% em cinco anos.

Para Antonio López de Silanes, presidente da Silanes, a parceria será produtiva. “Estamos muito otimistas de que o Acheflan será um grande sucesso no México, da mesma forma que é no Brasil. Em um mercado cada vez mais globalizado e exigente, é fundamental a troca de informações e experiências e a criação de redes de atuação conjunta, como essa que nos reúne ao Aché”, afirma Silanes.

Inovação 100% brasileira

Os estudos para o desenvolvimento de Acheflan levaram sete anos e foram conduzidos em parceria com quatro importantes universidades do País: Universidade Federal de Santa Catarina, Unifesp, PUC-Campinas e Unicamp. A pesquisa teve um grande avanço com a descoberta do alfa-humuleno, princípio ativo responsável pela ação antiinflamatória.

Início da parceria

A parceria entre as duas companhias foi marcada quando o Aché passou a vender, no Brasil, um antidiabético da Silanes (glimepirida + metformina) com o nome de Meritor, em 2009. Um ano depois, a Silanes lançou, no México, o Bicartial, um hipertensivo do Aché (losartana + anlodipino) com o nome de Bicartial.

Assim como o Aché no Brasil, a Silanes é reconhecida no México por sua credibilidade entre profissionais da saúde e pelos investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento. Fundada em 1943, a empresa tem forte presença no mercado farmacêutico regional e as exportações para 27 países das Américas, Europa, Ásia e África compõem 20% do volume de vendas companhia.

Sobre o Aché Laboratórios

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Anápolis (GO). São mais de quatro mil colaboradores e uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com 303 marcas em 747 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas e África. Em 2014, a companhia foi eleita a melhor empresa do setor farmacêutico pela revista Exame, na premiação Melhores & Maiores.

Sobre Laboratorios Silanes

Laboratorios Silanes é uma empresa mexicana com presença internacional e 72 anos de experiência na área farmacêutica. É parte do Grupo Silanes e opera sob dois princípios orientadores estratégicos: inovação e globalização. A companhia segue os mais elevados padrões de qualidade de fabricação de seus produtos e conta com a “Certificación de Industria Limpia” (Certificação de indústria Limpa) pela Procuradoria Federal de Proteção Ambiental do México, além do selo Empresa Socialmente Responsável. www.silanes.com.mx


Informações para imprensa

CDI Comunicação Corporativa
Deyvis Drusian Gomes (11) 3817-7994 – deyvis@cdicom.com.br
Thiago Coletti (11) 3817-7915 – thiago@cdicom.com.br
Cláudia Santos (11) 3817-7925 – claudia@cdicom.com.br

Comentários