Já saber viralizar no Facebook?

Já saber viralizar no Facebook?
Seja Magnético

Se você anda irritado com tudo e sem muito motivo aparente ou conhece alguém nesta situação já pode desconfiar que a causa está nas altas temperaturas registradas neste verão.

É o que afirma o especialista em Acupuntura e medicina chinesa e fisioterapeuta, Dr. Márcio De Luna, que vive e trabalha em Copacabana e tem vivenciado, como todos os cariocas e turistas, uma das épocas mais quentes da história, com temperaturas ultrapassando os 35ºC e a sensação térmica registrando mais de 50ºC, como em dezembro de 2014.

Segundo ele, quando a pessoa se expõe ao calor excessivo, seja no trabalho ou praticando exercícios, o corpo humano tende a se super aquecer e perder mais água para liberar o excesso de calor, como forma de manter a temperatura média corporal, que é de 37ºC. “A exposição contínua ao calor gera um cansaço físico e mental elevado, com o corpo humano suando mais e os vasos sanguíneos se dilatando, podendo causar tontura, vertigem, pressão baixa e até desmaios ou ocasionar a hipertermia, uma condição aguda que ocorre quando o corpo produz ou absorve mais calor do que pode dissipar, geralmente causada por exposição prolongada a altas temperaturas”, comenta Luna.

Na Medicina Tradicional Chinesa, a relação do mau humor com as altas temperaturas é milenar, vista sob a ótica da energia com duas polaridades (positiva e negativa), conhecidas em chinês como Yin (negativa) e Yang (positiva).

“Para os chineses o calor é Yang (eletropositivo) e o cérebro é onde há a maior concentração desta polaridade. Logo esse excesso de cargas eletropositivas acabam causando um curto circuito elétrico, uma congestão que leva a uma hipersensibilidade sensitiva e sensorial, sendo traduzido pelo cérebro, na maioria das vezes, como irritabilidade”, explica Dr. Márcio De Luna.


HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO

No verão, a regra é clara: beba bastante água e mantenha o corpo hidratado. “A água é o principal componente do organismo e nosso corpo é formado por 70% de água. Isso mostra o quão é essencial para a vida”, comenta Dr. Márcio De Luna.

Segundo o especialista, é importante que as pessoas adquiram o hábito de ingerir água mineral de qualidade, preferencialmente as águas minerais ultra alcalinas. “Esse tipo de água neutraliza a acidez do organismo, cujo pH do sangue deve ser ligeiramente alcalino, além de aumentar a diurese, proteger os rins, melhorar a fadiga durante a atividade física e melhora o rendimento muscular, e ainda ajuda a retardar o processo de envelhecimento”, explica.

Dr. Luna sugere que além da hidratação regular com água mineral alcalina as pessoas procurem associar a acupuntura semanalmente para aliviar as energias acumuladas, além de evitar alguns alimentos. “Condimentos, frituras, chocolate, cafeína, pimenta, canela, gengibre, álcool, chás quentes, cafés quentes, sopas quentes, molhos com especiarias, entre outros são alguns dos alimentos e bebidas que incentivam a irritabilidade e desorganização da energia corporal”, comenta o acupunturista.

Para os praticantes de exercícios físicos, ambientes climatizados ou bastante ventilados são os mais recomendados. “Quando a temperatura estiver muito alta e sem ventilação, é importante evitar sair no calor, mantendo-se em ambientes climatizados”, conclui.


 



Contato para entrevistas e outras informações:

Hans Misfeldt
 
Top