Confira os benefícios do chocolate para a saúde e para a beleza


Como é impossível resistir, vamos aos benefícios desse adorado 'vilão'

A Páscoa está a caminho e, como é quase impossível resistir às tentações, mostramos para você que comer chocolate tem, sim, vantagens para a sua saúde e para a sua beleza. Olha que maravilha! 
Faz bem para a sua pele.

O papo que mais se ouve é de que comer chocolate provoca acne, mas, de acordo com a dermatologista Paula Bellotti, "excluindo os casos especiais, como pessoas que apresentam alergias ou intolerância à lactose e glúten, não há nenhuma comprovação científica sobre os malefícios que o chocolate pode causar à pele. A acne pode ser provocada por uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico, como doces, pães e biscoitos, que tendem a gerar uma alteração na resistência do organismo à insulina, podendo causar o aparecimento de espinhas", explica.

Ajuda a perder peso

Comer chocolate engorda se você comer muito e se forem os com composição ruim, nutricionalmente falando: muito açúcar, muita gordura. É o caso do chocolate branco.

"O chocolate branco é produzido através de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite e açúcar. Como não possui massa de cacau, ele não contém as propriedades encontradas no chocolate preto amargo ou meio amargo. Ainda é mais calórico e rico em gordura saturada", aponta a nutricionista Sabrina Longhi.

Fora isso, ao contrário, o chocolate ajuda a emagrecer, segundo a especialista. "Os ácidos fenólicos presentes no cacau podem ajudar no processo de emagrecimento. Estas substâncias interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade, e ainda queimam mais calorias. Outra pesquisa sugere que o cacau pode inibir o organismo a estocar gordura", diz Sabrina.

Sabrina ensina que o ideal é consumir, diariamente, cerca de 30g de chocolate do tipo amargo, com concentração de 50 a 70% de cacau. O doce comum, ao leite, possui maior teor de gordura e deve ser consumido ocasionalmente.

Alimento para o cérebro

Rico em gorduras do bem, que são verdadeiros combustíveis para o bom funcionamento do cérebro, o chocolate pode melhorar a memória e as funções motoras.

Em pesquisa publicada na revista Neurology, um grupo de voluntários consumiu chocolate quente duas vezes ao dia, durante um mês. O outro grupo não teve tanta sorte e passou longe do chocolate durante 30 dias. Após este período, os participantes dos grupos foram submetidos a testes cognitivos que sugerem uma melhoria de 30% nas funções daqueles que consumiram o chocolate quente, quando comparados aqueles que não consumiram a bebida. De acordo com os pesquisadores, o fluxo sanguíneo para o cérebro também melhorou cerca de 8% nestes mesmos voluntários.

Comentários