Disreflexia Autonômica



Disreflexia Autonomica é vista frequentemente em pacientes com lesões na medula espinhal iguais ou superiores ao nível de T6. Sinais e sintomas de disreflexia autonômica incluem dor de cabeça, bradicardia, hipotensão e diaforese. A condição é provocada por um estímulo nocivo abaixo do nível da lesão (muitas vezes uma bexiga distendida devido a um cateter obstruído). A condição é considerada uma emergência. O médico deve ser contactado se a origem do problema não pode ser rapidamente identificada e eliminada.

1.

Deitando o paciente para baixo na esteira seria uma ação inadequada e faria os sintomas do paciente piorarem. Colocar o paciente nessa posição seria aumentar a já elevada pressão arterial, o que pode resultar em morte se não for remediado.

2.

O paciente deve ser colocado em uma posição sentada. Esta posição iria diminuir a pressão sanguínea do paciente e prevenir a progressão da condição. No entanto, se o estímulo nocivo não pode ser rapidamente identificado e eliminado, a equipe médica ainda precisa ser contactada.

3.

Os sintomas dos pacientes são característicos de disreflexia autonômica e, embora seja relativamente comum em pacientes com lesões na medula espinhal, a condição potencialmente emergente não deve ser tratada como uma "resposta normal."

4.

Elevando extremidades inferiores do paciente seria uma ação inadequada. Isso aumentaria o retorno venoso e resultaria em novos aumentos na pressão arterial do paciente, fazendo sua condição piorar.

(Paz p. 179) bibliografia

Sistema específico: Sistemas Neuromusculares e nervoso
Esboço de conteúdo: Intervenções

-----------------------

Spinal Cord Injury: disreflexia autonômica - Visão geral do tópico
Spinal Cord Injury: Guia Disreflexia Autonômica
Tópico Overview

Informações relacionadas:

Agradecimento especial: Physiotherapy DPT

Disreflexia autonômica é uma síndrome na qual existe um aparecimento súbito de pressão do sangue excessivamente alta. É mais comum em pessoas com lesões na medula espinhal que envolvem os nervos da coluna vertebral torácica ou superior (T6 ou acima).

Esteja preparado para ligar para os serviços de emergência se você ou a pessoa com lesão medular (LM) tem os sintomas da disreflexia autonômica. Se você ou um cuidador não pode tratá-la rapidamente e corretamente, pode levar a convulsões, acidente vascular cerebral, e até mesmo a morte. Os sintomas incluem:

A dor de cabeça latejante.
A vermelhidão do rosto e/ou manchas vermelhas na pele acima do nível da lesão medular.
Suando acima do nível da lesão medular.
Congestão nasal.
Náuseas.
Um ritmo cardíaco lento (bradicardia).
Arrepios abaixo do nível da lesão medular.
Pele fria e úmida abaixo do nível da lesão medular.

Se você sente que tem Disreflexia autônoma:

Sente-se em linha reta, ou levantar a cabeça para que você olhe para a frente. Se você pode abaixar as pernas, faça isso. Você precisa estar sentado na posição vertical até que a sua pressão arterial volte ao normal.
Solte ou tire toda a roupa ou acessórios apertados. Isso inclui cintas, fita cateter, meias ou meias, sapatos e ataduras.
Esvaziar a bexiga por drenagem seu cateter Foley ou usar o cateter.
Use estimulação digital para esvaziar o seu intestino.
Verifique sua pele para manchas vermelhas que significa que você pode ter uma úlcera de pressão.
Se possível, verifique a sua pressão arterial a cada 5 minutos para ver se ele melhora.
Chame o seu médico, mesmo que os sintomas desaparecem e sua pressão arterial está diminuindo.
Se os sintomas retornam, repita os passos acima e ir para a sala de emergência ou ligue para os serviços de emergência.

Disreflexia Autônoma ocorre quando algo acontece com seu corpo abaixo do nível da sua lesão. Esta pode ser uma dor ou irritante (como roupas apertadas ou algo beliscar a sua pele) ou uma função normal que o seu corpo pode não perceber (como ter a bexiga cheia e necessidade de urinar). Estas situações desencadeiam uma reação automática que faz com que a sua pressão arterial comece a subir. Como a pressão arterial sobe, o seu batimento cardíaco diminui e pode tornar-se irregular. Seu corpo não pode restaurar a sua pressão arterial ao normal por causa de seu dano da medula espinhal. A única maneira de fazer as coisas voltarem ao normal é, por exemplo, através da remoção de roupas apertadas ou esvaziar a bexiga.

Para mais informações:

Comentários