Exame de cápsula endoscópica é opção para pacientes desconfortáveis com técnica de colonoscopia


Procedimento funciona como uma câmera para gravar imagens do intestino, dispensando anestesia

São Paulo, março de 2015 – Indicada para avaliação do intestino grosso, a colonoscopia é compreendida por muitos pacientes como uma técnica invasiva. “Alguns temem o desconforto trazido pelo exame e acabam adiando sua realização. Por isso a cápsula endoscópica é uma adequada alternativa, já que é ingerida pelo paciente e não exige sedação”, afirma o Prof. Dr. Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, médico responsável pelo exame no Alta Excelência Diagnóstica.

O exame de cápsula endoscópica é uma técnica onde a pessoa ingere uma cápsula que, por meio da motricidade, alcança os segmentos distais do intestino. Ela funciona como uma câmera, captando e gravando imagens de todo o órgão. A técnica é indicada para detecção de más-formações vasculares, tumores benignos e malignos e processos inflamatórios.

Segundo Prof. Dr. Eduardo, a cápsula de esôfago é capaz de capturar 16 imagens por segundo. Já do intestino delgado capta seis imagens por segundo e a de cólon, 35. “São selecionadas as imagens mais representativas e o próprio sistema elimina as repetições”, explica Dr. Moura.

Outro método concorrente e complementar em algumas situações é a enteroscopia, que necessita de sedação e até mesmo de anestesia geral. No entanto, este exame quase sempre (95% dos casos, aproximadamente) não consegue alcançar a parte distal do intestino delgado, ao contrário da cápsula.

“O desenvolvimento tecnológico tem quebrado barreiras e criado novas opções de exames, garantindo menores riscos ao paciente, mais conforto e aumento da qualidade da análise. A cápsula endoscópica é com certeza um exemplo disto”, conclui o Prof. Dr. Eduardo.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) de 2014, o câncer de cólon e reto é o segundo tipo que mais acomete as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama. Nos homens ele fica em terceiro lugar, perdendo para o de próstata e de pulmão. “Isto mostra o quão é importante a realização de exames que avaliam as condições do intestino. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de cura tem o paciente”, afirma o médico do Alta.

Sobre o Alta Excelência Diagnóstica

Uma empresa da Dasa, grupo especializado em diagnóstico e de referência no segmento de saúde brasileiro e internacional. A marca une três pilares: corpo clínico experiente, tecnologia avançada e excelência em serviços. A prioridade no Alta é o paciente.

O Alta Excelência Diagnóstica oferece um Núcleo de Assessoria Médica exclusivo com acesso direto do médico solicitante ao corpo clínico das especialidades, garantindo contato rápido e diferenciado aos especialistas. Nas unidades, além do conforto do ambiente, que vai desde o paisagismo à decoração, os pacientes têm acesso a rede Wi-fi, Ipads, revistas e outras comodidades.

Foi desenvolvida com exclusividade para a marca uma odorização antialérgica que promove um ambiente sutil e agradavelmente aromatizado. Além disso, todos os itens de rouparia, do lençol ao roupão utilizado para circular nas áreas de atendimento, são compostos por peças de algodão egípcio com 600 fios.

Por meio de um trabalho conjunto realizado por médicos, chefs e nutricionistas, o Alta Excelência Diagnóstica oferece cardápios de desjejum especiais: Clássico, Diet, Sem Glúten, Sem Lactose, Especial (para pacientes que demandam um atendimento diferenciado), Infantil e Kosher.

A marca possui certificações essenciais para o mercado: OHSAS 18001(“Occupational Health and Safety Assessment Series”), que consiste em um sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho; ISSO 14001, que estabelece diretrizes sobre a área de Gestão Ambiental e ISO 9001, utilizada pelas organizações para estruturar os seus sistemas de Gestão da Qualidade, além de acreditada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e pela College of American Pathologists (CAP).

Alta Excelência Diagnóstica nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/altadiagnosticos
Blog: http://blog.altadiagnosticos.com.br/

RMA Comunicação
dasa@rmacomunicacao.com.br
Renata Viana - 11 2244-5953 / 98536-8259
Carolina Barbizan – 11 2244-5942
Ana Paula Sartori – 11 2244-5963 / 98536-8215

Comentários