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Comer carboidrato à noite aumenta a fome do dia seguinte.

Alimentação Saudável

É muito mais fácil acertar o que comer durante o dia. Isso porque, por mais calórico que o alimento seja e por mais que a digestão seja demorada, você ainda terá muitas horas em seguida para queimar ou digerir.

Antes de dormir, no entanto, deve-se ter mais atenção ao que consumir porque você passará as próximas horas inativo e com o metabolismo mais lento. Fique atento a cinco alimentos que você deve evitar no jantar:
Carne vermelha

Encarar uma churrascaria à noite? Esqueça isso. "A carne vermelha não é uma boa opção antes de ir dormir, porque ela é rica em proteínas e gorduras que irão manter o corpo trabalhando arduamente durante toda a noite", explica a nutricionista Karen Schlösser.

Segundo a especialista, a velocidade da digestão à noite diminui cerca de 50%, então, se você comer uma grande quantidade de proteína, você vai digerir ela ainda mais lentamente. "Em vez de se concentrar em dormir, seu corpo está se concentrando em digerir", resume ela.


Carboidratos refinados (arroz, macarrão, pizza, biscoito, pão branco)

Esta é a opção que a maioria das pessoas belisca quando não consegue dormir e, segundo Karen, não é uma escolha inteligente. "Se você está comendo um lanchinho com teor elevado de açúcar e baixo teor de fibras, que é o caso desses alimentos, então você está fazendo estragos com o seu açúcar no sangue", comenta Karen.

Outra coisa: é provável que você acorde faminto no dia seguinte, segundo ela. "Isso acontece devido à produção excessiva de insulina e aumento de açúcar na corrente sanguínea. Em vez disso, tente ingerir iogurte grego sem gordura com um pouco de cereal integral (aveia, linhaça, chia, etc), biscoitos de farinha integral, frutas com casca (pera, maçã, ameixa) ou pães integrais", sugere ela.

A nutricionista Thainna Velasco, da Clínica Helena Costa, acrescenta: "O carboidrato refinado produz muita energia à noite, que é uma hora que você tem um gasto calórico diminuído, então a tendência a acumular energia (gordura) é maior".


Bebidas alcoólicas

Pois é. A gente sabe que esse é, provavelmente, o único horário que você tem para tomar seu drinquezinho. Mas, a verdade é que não é bom tomar bebidas alcoólicas antes de dormir.

"Causam desidratação, prejudicam a absorção de nutrientes importantes e reduzem ainda mais a produção de colágeno", resume a nutricionista Ione Leandro, da Onodera Estética. Segundo ela, a pele é um dos órgãos mais prejudicados.


Bolos e doces

São alimentos hiperglicêmicos, que estimulam a liberação da insulina. Ela inibe a produção do GH, conhecido como o hormônio do crescimento, que tem seu pico durante o sono profundo. Ele é muito importante para a manutenção da massa magra e para a saúde da pele. É o que afirma a nutricionista Thainna Velasco, da Clínica Helena Costa.






 
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