Pilates: Aliado da saúde e da perda de peso



O pilates é um grande aliado para quem precisa perder peso. A atividade em si não proporciona uma grande queima de calorias, mas ela ajuda no emagrecimento de outras maneiras. O foco dessa atividade é o alongamento e fortalecimento muscular, além do equilíbrio físico e mental. Com o aumento da massa muscular, a queima de calorias em repouso aumenta, já que o corpo precisa gastar mais energia para manter uma quantidade maior de músculos em funcionamento.

Principalmente por estimular um trabalho de respiração, o pilates acelera o metabolismo, o que também é ótimo para eliminar as gordurinhas a mais. Isso sem contar que combate o estresse e a ansiedade, grandes vilões da dieta e do emagrecimento.

De acordo com especialistas, quem quer perder peso com o pilates precisa combinar a atividade com uma dieta alimentar saudável e pode ainda fazer exercícios aeróbicos, como caminhadas, por exemplo. Garantindo, desta forma um corpo e uma vida mais saudável.

O que é pilates? 

O pilates é um método de condicionamento físico criado pelo alemão Joseph Pilates, em que o foco é trabalhar o alongamento e fortalecimento muscular, além do equilíbrio físico e mental. São exercícios de baixo impacto, mas com resultados expressivos para a saúde e perda de peso. O pilates ajuda também a melhorar a postura corporal e a diminuir o estresse e a ansiedade.

Aparelhos de pilates:

Os aparelhos utilizados na prática do Pilates são bem diferentes dos aparelhos encontrados nas academias de ginástica. Eles são adequados a uma atividade física de menor impacto, com foco em força, flexibilidade e mobilização segura das articulações. Muitos aparelhos são muito simples e podem ser usados até para repetir os exercícios em casa, com a orientação do seu fisioterapeuta, é claro.

Um mesmo aparelho de Pilates pode servir para uma série de exercícios. Isso vai depender da orientação profissional e do nível de desenvolvimento de cada aluno. Conheça os principais aparelhos e funções, que serão seus amigos para conquistar um corpo mais saudável:

Bola Suíça: A Bola Suíça ou Bola de Pilates é o aparelho mais conhecido do Pilates. É uma bola grande, que lembra aquelas da nossa infância, só que reforçada. Ela serve para exercícios de equilíbrio, abdominais, alongamentos e força.

Cadillac: É uma cama com uma armação metálica, que pode ser associada a diversos acessórios. Neste equipamento é possível desenvolver um grande número de exercícios, inclusive aquelas atividades acrobáticas de suspensão que costumamos associar ao Pilates. O Cadillac pode ajudar com exercícios que combinam força e flexibilidade.

Reformer: Uma cama de maneira equipada com molas e cordas. A plataforma superior desliza, possibilitando uma série de exercícios de estabilidade. Também é possível trabalhar a flexibilidade e força.

Step Chair: É uma espécie de cadeira com pedais. Ela permite uma grande diversidade de exercícios, para trabalhar a musculatura, flexibilidade e força. São mais de 75 possibilidades no mesmo aparelho.

Ladder Barrel: Aparelho para quem precisa investir na musculatura abdominal. Também é útil a exercícios de flexibilidade e alongamento. O Ladder Barrel é composto por um tipo de tambor estofado acoplado a uma escada de madeira. A estrutura é regulável e adapta-se a diversos exercícios.

Com um programa de exercícios indicado por um profissional capacitado, é possível tirar grande proveito desses aparelhos e conquistar um corpo mais definido e viver com menos estresse e mais saúde!

Na loja virtual Shopfisio você encontra tudo o que você precisa para sua prática de pilares.

Acesse http://www.shopfisio.com.br/

Comentários