Sardinha contém mais cálcio que leite e é fonte de ômega 3 para o coração



Quase 30% das mortes em todo o mundo são causadas por doenças cardiovasculares, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). E, no Brasil, quase metade das pessoas que sofrem um infarto morre na primeira hora, antes de chegar ao hospital. Mas, antes que o problema apareça, existe a prevenção.

Segundo os cardiologistas Roberto Kalil e Daniel Magnoni, a sardinha fresca ou em lata é uma ótima fonte de ômega 3 para o coração. Essa gordura boa ajuda o sistema cardiovascular e pode ser encontrada também em peixes de águas profundas, como o salmão.

Uma sardinha em lata contém 368 mg de cálcio e 23 mg de proteína – uma porção de 60 g tem mais cálcio que um copo de leite. Mesmo enlatado,  pescado não inclui conservantes nem alto teor de sódio. Além disso, a sardinha é rica em minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que agem contra o câncer.

O Bem Estar desta terça-feira (26) também mostrou como funciona o stent (molinha que empurra as placas que obstruem uma artéria, para facilitar a passagem do sangue) bioabsorvível. O equipamento desentope o vaso e depois é absorvido pelo próprio organismo do paciente. A técnica já foi liberada para uso na Europa, mas no Brasil ainda está em fase de estudos clínicos em três hospitais (no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e no Instituto de Cardiologia do Triângulo Mineiro, em Uberlândia).

 O depósito de placas de gordura ou inflamação nas artérias começa com fatores de risco como colesterol alto, hipertensão, fumo, estresse, obesidade, diabetes e genética. Quanto maior a inflamação, maiores são o processo de cicatrização, a formação de placas, a rigidez das artérias e o acúmulo de gordura. Assim, também aumentam as chances de um infarto agudo do miocárdio ou de um acidente vascular cerebral (AVC).
Para evitar problemas cardiovasculares, é importante controlar a pressão arterial e o colesterol (aumentar os níveis de HDL e diminuir os de LDL), e evitar o fumo, o estresse e a obesidade.

Comentários