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Quando a questão é garantir ossos fortes, determinados alimentos, incluindo alguns saudáveis, acabam se saindo como verdadeiros vilões, pois podem diminuir a capacidade que o organismo tem de absorver o cálcio.

Antes de falar desses alimentos, porém, é importante ressaltar que a solução na maioria das vezes não é eliminá-los totalmente da dieta, visto que possuem outros nutrientes que o corpo necessita.

Apesar disso, nutricionistas afirmam que o correto é balancear bem para evitar excessos, principalmente nos casos de pessoas que já possuem problemas relacionados à estrutura óssea. Dito isso, é hora de conhecermos a seguir alguns desses “vilões”. Veja!

Sal
O sódio está presente no sal, e ele é um dos agentes que aumenta o volume da excreção de cálcio pela urina. Os nutricionistas orientam que pessoas que possuem osteopenia ou osteoporose evitem o sal de adição, ou seja, aquele além do que deve ser colocado em saladas e outros alimentos. Uma dica válida é trocar o sal por temperos, especiarias e limão.

Café
A mistura do café com leite pode não ser algo muito bom à saúde também. Nesse caso, porém, tudo depende da quantidade de café e de leite presente na xícara.

Isso porque a cafeína presente no café é uma substância diurética, ou seja, faz com que o cálcio seja eliminado também mais rapidamente pela urina. Mas para que o café atrapalhe na absorção do cálcio se faz necessário o consumo de mais de 300mg ao dia, o que equivale a três xícaras médias de café.

Refrigerante
O refrigerante é rico em fósforo, substância que inibe a absorção do cálcio pelo corpo. Além disso, o fósforo faz com a que a liberação do paratormônio aumente, e esse hormônio é responsável por controlar a quantidade de cálcio presente nos ossos e células.

Quando o nível desse hormônio está elevado, o corpo mobiliza mais cálcio para a corrente sanguínea deixando os ossos descalcificados.

Alimentos com ácido oxálico e fitatos
O ácido oxálico é encontrado em alimentos como tomate, nozes, feijão, germe de trigo e acelga, e faz aumentar o nível de eliminação do cálcio através das fezes. O fitato age da mesma forma, sendo encontrado em cereais integrais. Nenhum desses alimentos, porém, deve ser cortado da dieta, já que são ricos em fibras e contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Pessoas que já possuem algum tipo de doença nos ossos, a dica é aumentar o consumo de frutas, legumes e vegetais, garantindo assim o pH ácido ao estomago, o que favorece para uma boa absorção do cálcio.

Chocolate
O chocolate além de possui cafeína ainda possui o ácido oxálico, que como dito acima, aumenta o nível da eliminação do cálcio por meio das fezes. Os nutricionistas recomendam consumir apenas os chocolates que possuem uma quantidade maior de cacau, pois apesar de ter cafeína possui ação antioxidante.

Gorduras
Existe um tipo específico de gordura, que faz com que o cálcio seja eliminado através das fezes, ao invés de ir para os ossos. São os chamados ácidos graxos saturados de cadeia longa, encontrados em manteiga e carnes gordurosas.

De acordo com nutricionistas, quando esse tipo de gordura chega ao intestino forma uma substância chamada oxalato, que se liga à substância do cálcio, formando um complexo insolúvel, excretado através das fezes.


 
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