Baixinhos têm risco maior de doenças cardíacas, diz estudo



A cada 6,4 cm a mais de altura, a incidência de doenças cardíacas cai 13,5%

Quanto mais baixo você é, maior o risco de ter problemas no coração, segundo uma pesquisa feita por uma equipe da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha.

O estudo analisou 200 mil pessoas e encontrou partes do DNA humano que controlam ao mesmo tempo a altura e a saúde do coração.

As descobertas foram divulgadas na publicação científica New England Journal of Medicine. Segundo os pesquisadores, a cada 6,4 cm a mais de altura, a incidência de doenças cardíacas cai 13,5%.

A organização British Heart Foundation disse que pessoas baixas não precisam se preocupar excessivamente e devem manter um estilo de vida saudável.

As doenças cardíacas são a principal causa de morte na Grã-Bretanha.

Risco baixo

A ideia de que a altura tem um papel na saúde do coração foi proposta pela primeira vez há 50 anos, mas os pesquisadores não entendiam o porquê.

Cochilada pode ajudar saúde do coração e evitar infarto

Alguns pensavam que a relação era consequência de outros fatores, como uma nutrição deficitária na infância, que poderia afetar até o coração.

Mas o estudo da Universidade de Leicester sugere uma resposta mais profunda, relacionada ao DNA.

Eles analisaram 180 genes cuja ligação com a altura já era conhecida.

Segundo o estudo, como a cada 6,4 centímetros o risco de desenvolver doenças cardíacas seria afetado em 13,5%. Assim, uma pessoa com 1,5 metro de altura correria 64% mais risco que alguém de 1,8 metro.

"Em um contexto de fatores de risco majoritários, esse é pequeno. Fumar eleva o risco entre 200% e 300%", disse o professor Nilesh Samani, da Universidade de Leicester.

— Eu não diria que pessoas baixas têm que tomar maiores precauções, porque se você tem 1,86 metro ainda tem que parar de fumar. Esse é apenas um de muitos fatores de risco, todos têm que ser cautelosos.

Pistas genéticas

O estudo também mostrou que esses genes que provocam um crescimento menor também elevam o nível de colesterol e gorduras na corrente sanguínea.

Os pesquisadores também dizem acreditar que alguns genes da altura podem controlar também o desenvolvimento dos vasos sanguíneos.

— O entendimento desses mecanismos podem levar a novos tratamentos e isso pode ser muito importante a longo prazo.

Mas estudos anteriores apontaram para desvantagens de ser alto. Uma pesquisa de 2011 da Universidade de Oxford sugere que pessoa altas tinham risco maior de câncer.

Comentários