Alimentos que repõem o Cálcio



Cálcio (calcium – Ca) é um mineral essencial para a saúde humana, vez que beneficia a transmissão nervosa, coagulação sanguínea, contração muscular e respiração das células do corpo. O cálcio também é imprescindível para garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes. Além disso, reduz o risco de morte por doenças e por decorrência de problemas cardiovasculares.

A ingestão diária mínima de 2.000 mg de cálcio deve ser respeitada, vez que o mineral é essencial para o regular funcionamento do organismo. A deficiência de cálcio pode ocasionar uma série de problemas, incluindo a osteoporose e a osteoponia (condição fisiológica onde ocorre diminuição da densidade mineral nos ossos). A falta de cálcio também pode causar agitação, unhas quebradiças, cáries, depressão, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência e palpitações.

A deficiência de absorção de cálcio pelo intestino pode ser causada por questões hormonais e principalmente por má-alimentação. Veja como conseguir uma suplementação ideal diária consumindo ervas medicinais que são ricas em cálcio e outros minerais importantes para a saúde.

Aveia – A aveia é erva rica em cálcio, sendo utilizada no tratamento de uma série de doenças, incluindo ossos quebrados, cárie dentária e osteoporose. A aveia também ajuda a fortalecer os dentes e prevenir a osteoporose.

Semente de chia – As sementes de chia são ricas em cálcio, além de serem ricas em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

Quinoa – Uma xícara de quinoa cozinha contém aproximadamente 60-100 mg de cálcio, além de boas quantidades de potássio, zinco e proteínas.

Brócolis – Uma xícara de brócolis contém cerca de 74 mg de cálcio, juntamente com 120mg de vitamina C que irá ajudar o corpo a absorver o cálcio. O brócolis também contém uma quantidade elevada de vitamina K, vitamina A e fibra dietética.

Cavalinha – A cavalinha (Equisetum arvense) é rica em minerais como a sílica e o cálcio, e pode ser útil para beneficiar a saúde dos ossos e do tecido conjuntivo. Pode ser utilizada na medicina alternativa para o tratamento da osteoporose, no entanto, estudos mais complexos são necessários para determinar se a cavalinha realmente é efetiva para este tipo de tratamento.

Semente de sésamo – As sementes de sésamo são ricas em cálcio, além de outras vitaminas e minerais. Cada porção de 100 gramas contém cerca de 1000 mg de cálcio.

Cuidados e precauções

A ingestão de cálcio deve ser bem distribuída ao longo do dia e o consumo em excesso também pode ser prejudicial, podendo causar pedras no rim, anorexia, dificuldade de memorização, depressão, irritabilidade e fraqueza muscular. Consumir cálcio em excesso também pode ocasionar a redução de outros minerais no organismo, como o magnésio.



Descobrimos sua dor!
Um encontro de acadêmicos, profissionais, especialistas, peritos e... sofredores!!!

Não perca o Hangout grátis sobre Dor
Hoje dia 28.04 às 20 horas - Segue o link http://bit.ly/28deabril20horas

Comentários