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Quem diria que essa planta se tornaria tão famosa e importante? Seus grãos contém a substância cafeína que, se ingerida na dose de até 250mg, 4 a 5 xícaras ao dia, faz bem, nos motiva e nos dá força. Conheça agora seus efeitos no corpo humano.

Benefícios:

Potente antioxidante, ajuda a limpar as células e aumentar a circulação sanguínea em áreas de pobre irrigação. Ele nos faz mais alertas e combate o cansaço e a fraqueza. Atualmente pesquisa-se seu uso para prevenção da Doença de Alzheimer e Parkinson.  Combate alguns tipo de câncer como o de próstata, mama, pulmão e sistema gastrointestinal. Traz importante ajuda contra o diabetes tipo II e cálculos na vesícula biliar. Ainda pode ser usado para combater os sintomas da pressão baixa, déficit de atenção, obesidade e dor de cabeça.

Malefícios:

Mas infelizmente nem tudo é alegria. Há um ditado famoso que diz “dependendo da dose o remédio vira veneno” e com o café não é diferente. Acima de 250 mg ele pode trazer problemas no ritmo do coração, as chamadas arritmias cardíacas. Também nos faz ir ao banheiro com mais frequência, pois é potente diurético. E como urinamos mais, podemos perder mais potássio, sódio, magnésio, cálcio, fósforo e ferro. Todos são elementos fundamentais para manter o equilíbrio da contração muscular, impulsos nervosos, ossos fortes e assim por diante. Também pode nos deixar mais ansiosos e agitados, interferindo em nosso sono. Se tomarmos café sem filtro, corremos o risco de aumentar o colesterol ruim, o LDL-colesterol e o triglicérides, que também é outro tipo de gordura maléfica. Coando o café esses efeitos são bem menores. Finalmente o excesso de cafeína pode trazer incômodo em nosso estômago, com azia, má digestão, ânsia e vômitos.

Por isso, recomendo tomar café na dose certa e na hora certa. Não mais que 4 xícaras ao dia para sentir-se bem e saudável.
Muita saúde e Qualidade de Vida a vocês.
 
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