Excesso de vitaminas aumenta risco de doenças cardíacas e câncer, diz estudo


Médicos recomendam consumir as vitaminas pelos alimentos

A maioria das pessoas que consome qualquer tipo de vitamina acredita que elas vão melhorar a saúde e proteger o organismo de doenças. Porém, um novo estudo constatou que ingerir vitaminas demais pode aumentar o risco de doenças cardíacas e até o câncer. A pesquisa foi realizada por mais de dez anos, de acordo com informações do site DailyMail.

O médico Tim Bryers, membro do Centro de estudos do câncer da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, afirma que há algumas décadas, foi descoberto que frutas e vegetais diminuíam o risco de câncer.

- Sabemos que as vitaminas são benéficas, mas a pesquisa mostrou que o excesso pode ter o efeito contrário e prejudicar a saúde.

Conheça os perigos da falta de vitaminas no corpo

Consumo excessivo de vitaminas pode ter efeito contrário e prejudicar organismo

Durante o estudo, foi descoberto que as chances de contrair câncer de pulmão aumentam em 20% se a pessoa ingerir mais do que o recomendado de vitaminas com betacaroteno, substância encontrada na cenoura e abóbora, por exemplo.

- Não queremos assustar ninguém com esses números. Só queremos alertar para o excesso. Se tomadas na dosagem correta, as vitaminas são muito benéficas para complementar a alimentação defasada.

O estudo foi divulgado no encontro anual da Associação Americana de Estudos de Câncer de 2015.

Comentários