Mitos e verdades dos alimentos que prometem emagrecer



Você inclui goji berry, tapioca ou chá verde na dieta? Confira se eles realmente favorecem a perda de peso

A busca pelo peso ideal e por uma vida mais saudável passa pela descoberta de novos alimentos e novos sabores. Experimentar é preciso! Mas nem todos os alimentos apresentados como “milagrosos” podem ser consumidos livremente ou por qualquer pessoa. Quem faz a diferença na hora de incluir as novidades no cardápio são os nutricionistas, nutrólogos, endocrinologistas...

Para desvendar o que é mito e o que é verdade sobre 10 alimentos que prometem emagrecer, pedimos a avaliação das nutricionistas Glaucia Figueiredo Justo, da Policlínica Granato, Isabel Jereissati, Membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA); Luciana Harfenist, especializada em nutrição funcional esportiva e ortomolecular; e a médica nutróloga Juliana Jawad.

“Há diversos alimentos que prometem emagrecimento rápido; entretanto, é necessário destacar que não é apenas um alimento que será responsável pelo emagrecimento em geral, mas sim uma dieta equilibrada acompanhada de vários alimentos e nutrientes que favorecem o metabolismo", afirma Glaucia Figueiredo Justo.

1) Água morna com limão

“O ácido cítrico presente no limão teria uma ação adstringente, estimulando o funcionamento do trato gastrointestinal e eliminando toxinas presentes no intestino. A água morna diminuiria a sensação de estufamento”, analisa a nutricionista Luciana Harfenist. “Mesmo com vários pontos positivos na digestão, eliminação e absorção, não existe nenhum artigo científico publicado que comprove ou cite que água com limão em jejum emagrece ou derrete gordura... Isso é mais um mito da web. Para emagrecer é necessário um plano alimentar individualizado e exercícios físicos frequentes”, reforça.

Já a médica nutróloga Juliana Jawad defende o uso: “Seus potenciais efeitos no emagrecimento se devem ao seu poder desintoxicante, alcalinizante, de regularização da função intestinal, de ação anti-inflamatória e de regulação dos níveis glicêmicos. Pode-se tomar um copo de água com meio limão em jejum e aguardar 30 minutos para se alimentar”.

2) Algas

“Sim, as algas marinhas ajudam no processo de perda de peso corporal. Seu poder no emagrecimento se deve ao alginato, uma fibra que reduz a absorção de gordura pelo trato digestivo e controla a saciedade”, explica Isabel Jereissati, nutricionista formada pelo Institute for Functional Medicine (EUA).

“Auxiliam no emagrecimento por serem de baixo valor calórico, terem baixo teor de gordura, possuírem fibras e darem saciedade. Melhoram o funcionamento intestinal e regulam a função da glândula tireóide, fundamental para manter o metabolismo ativado”, ensina a médica nutróloga Juliana Jawad.

3) Chá verde

“Emagrece sim. É uma bebida estimulante que contém cafeína e taninos, que auxiliam na manutenção e perda de peso. Mas não é só dessa forma que ele age. O chá verde também diminui o apetite e facilita a digestão”, ensina a nutricionista Isabel Jereissati.

“O chá verde é rico em polifenóis, principalmente as catequinas”, explica a nutricionista Glaucia Figueiredo Justo. Segundo ela, diversos estudos apontam os benefícios do chá para queimar gorduras. Mas a ciência não descobriu a dose ideal ainda. “Há também alguns efeitos adversos quando consumido por longo tempo, como insônia, hiperatividade e problemas gastrointestinais. Todos os estudos reforçam a importância da alimentação saudável e atividade física para a perda de peso”, indica a nutricionista Glaucia Figueiredo Justo.

4) Chia

Ajuda a emagrecer e reduzir a gordura, sim, mas não adianta nada se não estiver aliada a uma alimentação saudável. “A chia é fonte de fibra, que gera saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a absorver melhor os nutrientes e melhorar a desintoxicação hepática", explica a nutricionista Luciana Harfenist. Suas sementes têm fibra solúvel, o que aumenta pelo menos 10 vezes o tamanho dela em contato com líquidos, por isso ela sacia tanto. “Mas a chia, ao contrário do que muitos pensam, tem muitas calorias. Não é alface!“, lembra a nutricionista. Atenção às quantidades.

“Alimento rico em cálcio, tem cinco vezes a concentração encontrada no leite de vaca, bem como magnésio, manganês e fósforo, antioxidantes. É um alimento muito nutritivo com vários benefícios para a saúde, porém seu efeito no emagrecimento é auxiliar”, ensina a médica nutróloga Juliana Jawad.

5) Farinha de banana verde

A farinha de banana verde é obtida pelo processamento da casca e da fruta não madura. É rica em um amido resistente que tem efeitos comparáveis aos das fibras para aumentar a saciedade, segundo a nutricionista Glaucia Justo. Mas os seus benefícios para o emagrecimento não têm comprovação científica ainda. “Os resultados indicam que a farinha de banana verde pode ser usada como auxílio no tratamento para redução do peso, ou seja, como parte de um programa de educação nutricional”, ensina.

A nutróloga Juliana Jawad acrescenta outra virtude da farinha de banana verde: fortalecer o sistema imunológico. “Atua no processo fermentativo do cólon, através da ação das bactérias probióticas da microbiota intestinal, ajudando o desenvolvimento dessas bactérias do bem, tendo como resultado uma melhor absorção de nutrientes. Melhorando a saúde intestinal, melhora a imunidade, porque no intestino são produzidas cerca de 60% das imunoglobulinas, as células de defesa do corpo", explica.

6) Goji Berry

Fala-se que o goji berry pode emagrecer até 5 kg em um mês, que rejuvenesce e elimina celulites. Mas não é bem assim, como esclarece a nutricionista Luciana Harfenist. “O goji berry tem carotenóides, responsáveis por proteger a fruta do tempo, que têm o mesmo efeito no nosso organismo, por isso dizem que rejuvenesce. Mas isso é a ação antioxidante, ou seja, apenas retarda o envelhecimento”, explica. A fruta não emagrece ou elimina a celulite, exatamente. “O que ela faz é reduzir a produção das substâncias inflamatórias. Celulite é a inflamação nas células de gordura”, avisa.

“É um alimento que deve ser ingerido levando-se em conta seu elevado poder nutritivo favorecendo a saúde e prevenindo doenças, já que para o emagrecimento ainda não há evidências bem estabelecidas", reforça a nutróloga Juliana Jawad. Se for na versão desidratada, ela recomenda a ingestão com líquido para potencializar os efeitos benéficos. Também pode ser consumido como sucos. "Uma colher de sopa possui 50 calorias, então é bom não abusar. A dosagem recomendada varia de 15 a 45 gramas ou 120ml do suco. Recomenda-se cautela em usuários de medicações de uso contínuo para hipertensão, diabetes ou anticoagulantes, pois pode interagir no sistema enzimático do citocromo P450, responsável pela metabolização dessas medicações”, alerta a médica.

7) Guaraná

Sim, o guaraná pode ser um grande aliado na perda de peso. O pó de guaraná é rico em cafeína, xantina e taninos, que aceleram o metabolismo e queimam calorias extras, segundo a nutricionista Isabel Jereissati.

A médica nutróloga Juliana Jawad elogia o efeito termogênico, acelerando o metabolismo e aumentando o gasto calórico, favorecendo a perda de peso. "Porém, a ingestão isolada de termogênicos não levará à perda de peso significativa, devendo ser associado a outras mudanças de hábitos, exercícios físicos e dieta balanceada. O guaraná em excesso pode provocar ansiedade, tremores, palpitações e inquietação, devido ao teor de cafeína. É bom evitar o uso quando o pessoa apresentar hipertireoidismo, distúrbios psiquiátricos, distúrbios do sono, problemas cardíacos, hipertensão, doenças gástricas. Gestantes também devem evitar”, lembra a médica.

8) Óleo de coco

“Emagrece, sim. O benefício para perda de peso vem do conteúdo de triglicerídeos de cadeia média presente no óleo de coco. Estudos mostram que uma alimentação com gorduras do tipo TCM potencializam a perda de gordura corporal. TCMs são de fácil e rápida metabolização e utilizados, preferencialmente, para a geração de energia e por isso não são armazenados como gordura no tecido adiposo”, explica a nutricionista Isabel Jereissati.

“O que se verificou em um estudo com adultos brasileiros foi a redução da circunferência abdominal em grupos de pessoas que tiveram sua alimentação suplementada com óleo de coco, em relação ao óleo de soja. Entretanto, o mesmo estudo mostrou que a suplementação do óleo de coco teve uma tendência a elevar os níveis de insulina na corrente sanguínea”, explica a nutricionista Glaucia Figueiredo Justo.

“Não existe milagre, apenas consumir o óleo de coco não será suficiente para fazer emagrecer, a quantidade total de gorduras ingeridas por dia deve estar de acordo com as necessidades individuais de cada um. O óleo de coco não deve ser ingerido em excesso. Pessoas que enfiam o 'pé na jaca' e tentam usar o óleo de coco como um emagrecedor milagroso: isso não irá acontecer!”, alerta Luciana Harfenist, nutricionista.

9) Suco verde

“O suco verde não vai emagrecer, mas pode ser um coadjuvante no processo de emagrecimento, principalmente pelo seu efeito desintoxicante, por ser rico em fibras e pelo seu poder hidratante. E, por ser rico em nutrientes, ele ajuda na eliminação de toxinas. É um aliado importante para combater a prisão de ventre e melhorar o processo digestivo”, elogia Juliana Jawad, médica nutróloga.

Sucos feitos com couve têm, de fato, vitaminas e minerais importantes para a modulação de inflamações, explica Luciana Harfenist. Mas não é fórmula mágica: “O suco verde em excesso pode ser um gatilho para o hipotireoidismo, pois a couve contém substâncias bociogênicas. O suco verde não ajuda no ganho da massa magra e não deve ser utilizado como pré-treino. Não deve ser consumido diariamente por todos”, alerta a nutricionista.

10) Tapioca

A tapioca é uma alternativa ao glúten, ao pão do dia a dia. “Mas ela não tem nada de emagrecedora e nem nutricionalmente é melhor do que qualquer outra farinha, principalmente as integrais. A tapioca tem alto índice glicêmico e aumenta a glicemia rapidamente. Pessoas que estão se entupindo de tapioca achando que isso é a dieta que funciona, ou que acham que estão fazendo detox por que deixaram de comer alimentos com glúten, não terão resultados!”, alerta Luciana Herfenist. “Intolerância ao glúten pode ser confundida com intolerância aos fermentos presentes em pães, bolos, cerveja...”, alerta. É preciso procurar um médico ou nutricionista para saber se existe intolerância de fato.

“É preciso ter cuidado com o excesso de consumo. O ideal é que se coma uma tapioca ao dia, de preferência pela manhã ou antes do treino. Deve-se ter cuidado com o recheio, para que não se transforme em uma opção muito calórica. Preferir queijos magros, carnes magras, como peito de peru ou frango desfiado", ensina Juliana Jawad, médica nutróloga. A tapioca tem alto índice glicêmico, ou seja, libera a glicose rapidamente na corrente sanguínea com aumento dos picos de insulina, levando ao acúmulo de gordura e fome. Para diminuir o índice glicêmico, a médica indica adicionar  uma colher de chia para duas colheres de tapioca. "Aumenta o valor nutricional e a saciedade”, explica.

Comentários