Já saber viralizar no Facebook?

Já saber viralizar no Facebook?
Seja Magnético

Faz mal estalar os dedos?

Para algumas pessoas, estalar os dedos é uma atitude corriqueira, embora faça tantas outras morrerem de aflição. Quem cultiva o hábito ouve de avós e afins que a mania faz mal às articulações. Segundo especialistas, pode fazer mal se as articulações forem estaladas sem parar, por exemplo, quando a pessoa possui um tique nervoso, por manifestação de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou de estados demenciais. Fora isto, não há nada comprovado.

video


O médico Gregory Kawchuk, da Universidade de Alberta, no Canadá, conseguiu filmar o movimento que os ossos fazem ao estalar os dedos, com a ajuda de uma máquina de ressonância magnética.

Com sua equipe, ele usou um cabo para puxar de forma suave o dedo de um homem e, assim, filmar o movimento que as juntas fazem. O vídeo foi publicado pela revista "New Scientist". 

Além do som, os cientistas estudam um flash misterioso que aparece antes do barulho de estalar. Eles acreditam que a imagem foi causada pela liberação de fluido que a cartilagem realiza quando cresce a tensão nas juntas.

Segundo o médico, o barulho do estalar dos dedos tem a mesma origem que qualquer outro som: é produzido através da liberação de energia que faz as ondas vibrarem no ar.

A equipe de médicos planeja usar uma máquina mais potente de ressonância magnética para tirar mais conclusões sobre o estalar dos dedos.
 
Top